A obtenção do AVCB é imprescindível à regularização de qualquer tipo de empresa com sede física e condomínios, sendo o meio pelo qual o Corpo de Bombeiros atesta aos órgãos públicos estatais e municipais a segurança do estabelecimento e permite assim, a circulação regular de pessoas e bens dentro das edificações. A validade do AVCB difere de estado para estado. Em São Paulo, vai de um até três anos, dependendo da finalidade que o estabelecimento é utilizado, sendo que ele deve ser renovado sempre que estiver vencido. Quando ocorrem mudanças expressivas na planta das edificações, como grandes reformas, extensões, etc., o corpo de bombeiros precisa realizar uma nova vistoria.
O QUE É O AVCB?
O AVCB significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. É um documento garantindo que o estabelecimento está de acordo com as normas de combate a incêndios. Ele só é emitido pelo Corpo de Bombeiros (CB) e depois de realizada uma vistoria detalhada no local em questão. Precisam ter este documento todos os empreendimentos residenciais, comerciais e industriais como, por exemplo:
POR QUE O AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS É IMPORTANTE?
A importância do AVCB pode ser analisada de pontos de vista diferentes. De um lado, temos os frequentadores do estabelecimento que esperam ter sua segurança e tranquilidade enquanto visitam o local. E por outro, o proprietário que quer proteger seu negócio contra qualquer tipo de perigo.
O Corpo de Bombeiro verifica se há saídas de emergência, extintores, entre outros mecanismos contra incêndio, suficientes e bem localizados. Além de checar se todos os itens estão em pleno funcionamento de acordo com as normas vigentes.
Outro fator importante é que, caso aconteça algum incêndio, o proprietário vai precisar acionar o seguro contra incêndio. Sem esse comprovante do CB, a seguradora pode se negar a pagar qualquer indenização, dessa forma o prejuízo sai caro.
Ainda pode piorar a situação se alguém que estava no incêndio do estabelecimento acaba ferido, ou pior. O proprietário pode sofrer um processo ou ainda ser julgado por crime doloso. O que, provavelmente, levaria ao fechamento do empreendimento, além da falência do dono.
POR QUE EU PRECISO TER O AVCB?
Ao obter este documento, você garante a segurança de todos que frequentam seu empreendimento e do próprio lugar. Em caso de incêndio, o local estará apto para:
Existe também, o fato de que, muito provavelmente, seu estabelecimento não receberá o Alvará de Funcionamento (ou Licença de Funcionamento). Esses dois documentos quase sempre andam juntos, o que torna ainda mais importante a emissão do AVCB. Então para garantir a tranquilidade, tanto do proprietário quanto dos clientes, é indispensável obter esse certificado.
É OBRIGATÓRIO TER ESSE DOCUMENTO?
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros está isento, somente, para edificações residenciais com uma única moradia. Ele é exigido quando se deseja modificar a área construída e/ou sua ocupação original. Também é obrigatório para casos de reformas e construções provisórias, além de regularização das edificações e áreas de risco.
Existem outros aspectos analisados para determinar a obrigatoriedade do AVCB em uma edificação:
A lei que exige a implementação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB é a lei complementar nº 1.257, de 6 de janeiro de 2015, que estabelece demais regras que asseguram a proteção das pessoas e do patrimônio no que se refere à proteção e combate a incêndios.
Portanto, a maioria dos lugares que as pessoas frequentam deveria ter o AVCB visível ao público. Mas existem aqueles que não sabem da sua importância, nem como emiti-lo, por isso acabam deixando o assunto de lado. Não se pode ignorar essa situação, o processo pode ser um pouco cansativo, mas você pode contratar uma empresa especializada.
A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 98115-9940 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.