Para entender o funcionamento de um hidrante, a primeira coisa que devemos fazer é entender que esse é o nome de um terminal hidráulico com registro, normalmente dotado de mangueira e esguicho, que costuma ser colocado em locais estratégicos para que seja possível combater um eventual incêndio que venha a surgir. O tipo de hidrante mais comum de se ver é aquele de rua, que é uma estrutura de metal pintada de vermelho instalada em diversos pontos da cidade. Ele pode, no entanto, ser encontrado em outras formas também, como por exemplo sob tampas de ferro no calçamento ou mesmo caixas vermelhas colocadas no interior de prédios e indústrias.
Os cinco principais tipos de escadas de emergência são: Escada convencional É encontrada em prédios residenciais com até quatro andares e área de até 750 m² por pavimento. Não tem porta. Escada com porta resistente ao fogo A porta deve ser pintada com tinta intumescente. Escada com porta corta-fogo A porta é feita de metal e enchimento que evita a propagação do fogo, da fumaça e do calor. Escada com antecâmara Tem um duto de extração de fumaça que inicia no pavimento mais baixo e termina acima da cobertura. Escada externa É instalada como uma medida compensatória se a edificação já estiver pronta. A escada de incêndio é uma rota segura de evacuação para as pessoas em caso de incêndio. Ela fornece uma saída alternativa aos elevadores, que geralmente devem ser desligados durante uma emergência.
Contextualização e Desafios Iniciais Este artigo foi provocado pelos alunos de nossos cursos de PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas),que realizamos regularmente há aproximadamente 30 anos aonde questionaram sobre o Corpo de Bombeiros e os relatórios de aprovação do laudo de SPDA. Este assunto é muito extenso, mas vamos encurtá-lo para que seja objetivo e atinja o seu propósito. As instalações prediais são constituídas pelas instalações elétricas, hidro sanitárias, estruturais, arquitetônicas, dados e voz, combate a incêndios, paisagismo, etc. Normalmente a proteção contra raios é esquecida e nas primeiras tempestades os usuários da edificação começam a sentir as consequências desse evento da natureza, sejam com danos materiais patrimoniais à edificação provocados por descargas diretas, sejam incêndios, seja a queima de equipamentos eletroeletrônicos ou mesmo a perda de vidas humanas. É neste momento que começam os questionamentos. Não precisa de para raios? Porque os equipamentos queimaram? A prefeitura não tem que exigir? A construtora não deveria ter instalado? O Corpo de Bombeiros liberou o AVCB sem o SPDA? Vamos processar quem?
O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), também conhecido como para-raios, é de extrema importância em fazendas e em qualquer tipo de edificação, independentemente do seu propósito. O SPDA é projetado para proteger a estrutura, seus ocupantes, equipamentos e animais contra os efeitos devastadores de descargas atmosféricas (raios) durante tempestades.
As estações de recarga de carros elétricos apresentam desafios únicos de segurança contra incêndios, principalmente devido ao risco potencial associado às baterias de íons de lítio. É imperativo que essas instalações não apenas cumpram com as normativas locais e federais, mas também implementem medidas preventivas robustas e específicas para o contexto de recarga de veículos elétricos. A conformidade com o AVCB e a implementação de PPCI são passos fundamentais para mitigar riscos, proteger patrimônios e, principalmente, salvar vidas.
O laudo avcb, conhecido como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é basicamente um documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros, o qual atesta que uma vistoria foi feita e que determinada edificação atende a todos os critérios de segurança e prevenção contra incêndio. Adquirir com sucesso um laudo avcb é necessário que o imóvel atenda a um conjunto de medidas (estruturais, técnicas e organizacionais) criadas para garantir um nível elevado de proteção à integridade do imóvel e daqueles que nele estão.
O SPDA serve para proteger pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações e outros contra descargas atmosféricas. A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. Ele evita/minimiza os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas. O SPDA é, basicamente, composto por um subsistema de captação, um subsistema de descidas, um subsistema de aterramento, um subsistema de equipotencialização e definições de distâncias de segurança. O responsável por interceptar as descargas atmosféricas que atingiriam a construção é o subsistema de captação. O subsistema de descidas conduz a corrente da descarga até o subsistema de aterramento, o qual escoa a corrente da descarga na terra.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo prepara um regramento sobre o protocolo de segurança na instalação de eletropostos –pontos de recarga para carros elétricos. O tema se tornou uma prioridade na corporação por causa do aumento na frota de veículos que dependem de uma estação de carregamento e as condições perigosas durante o incêndio de um modelo elétrico. Segundo a corporação, “incêndios em veículos elétricos são de difícil extinção, necessitando grandes quantidades de água”. Outro risco é que esse tipo de ocorrência produz gases tóxicos e o risco de reignição do veículo é alto. A preocupação da entidade com os pontos de carregamento é que edifícios e outros estabelecimentos com esses dispositivos podem não ter a infraestrutura adequada e um curto-circuito causado pela sobrecarga do eletroposto pode colocar em risco a vida de pessoas e demais bens.
AVCB para escolas é um dos documentos obrigatórios para empreendedores da educação. Ele é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, uma espécie de validação do órgão estadual que comprova a regularidade do espaço em relação às normas de prevenção e combate a incêndio. O documento, portanto, é exigido em creches, escolas de ensino fundamental, médio e superior, além de escolas de idiomas e cursos técnicos, entre outros.
O Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar de cada estado, atestando que uma edificação atende aos requisitos mínimos de segurança contra incêndios e pânico. Diferente do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é mais abrangente e complexo, o CLCB é destinado a edificações consideradas de baixo risco. Isso inclui pequenos comércios, escritórios e outras construções que não possuem grande aglomeração de pessoas ou atividades que impliquem riscos elevados de incêndio.
Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço. Nela estão incluídos os componentes de construção, tais como revestimentos de piso, forro, paredes, divisórias etc. Esta é a denominada carga de incêndio incorporada. Além das áreas destinadas a estocagens, todos os materiais da edificação, tais como peças de mobiliário, elementos de decoração, livros, papéis, peças de vestiário e materiais de consumo também devem ser considerados. Esta é a denominada carga de incêndio temporal.
Realizamos todas as etapas para renovação, obtenção, atualização ou até mesmo exigências complementares.
Proteja o seu patrimônio, invista em segurança contra incêndio! Na HELP, entendemos que cada centavo investido em prevenção se traduz em tranquilidade e proteção para o seu negócio. Com sistemas avançados de detecção, combate e evacuação, você não apenas protege seus ativos materiais, mas também salva vidas. Imagine poder evitar grandes perdas financeiras, a interrupção das operações e, o mais importante, garantir a segurança de seus funcionários e clientes. Não espere pela tragédia para agir, invista agora e garanta um futuro seguro para sua empresa.
Diferentemente da escada à prova de fumaça, que utiliza de ventilação natural para a extração de fumaça, a escada pressurizada é o tipo de escada de segurança que funciona através de um sistema de insuflamento mecânico de ar no ambiente. Este ar insuflado provoca um diferencial de pressão entre a escada e as demais áreas, evitando assim a entrada de fumaça no local. Motoventiladores centrífugos são os responsáveis pelo insuflamento do ar, por isso, devem estar posicionados em uma sala própria.
Um dos principais fatores que contribuem para incêndios em sistemas fotovoltaicos é a sobrecarga elétrica. Isso pode ocorrer devido a conexões soltas ou danificadas, mau dimensionamento dos componentes do sistema ou mesmo defeitos nos painéis solares. A sobrecarga elétrica pode levar ao superaquecimento dos componentes e, eventualmente, ao incêndio.
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) visa promover a saúde e segurança dos funcionários de uma empresa. Mas as suas ações também podem impactar na prevenção de incêndios. Saiba mais neste artigo. Toda empresa que tem a cultura preventiva e que preza pelo bem-estar dos seus funcionários tem uma CIPA, que é formada por representantes dos colaboradores e por funcionários designados pela diretoria da empresa. Os chamados “cipeiros” têm a missão de observar os riscos existentes no estabelecimento e comunicar os responsáveis.
Não importa o tamanho ou o segmento: todos os gestores sabem que a segurança de seus colaboradores e de seu negócio é um assunto que deve ser constantemente colocado. Quando nos referimos a incêndios, o grau de importância é ainda maior. Afinal, o Brasil conta com mais de 1.240 ocorrências como esta por ano. Em alguns casos, a falha nos sistemas de detecção e combate a incêndio é a responsável.
O AVCB é a solução para proteger vidas e patrimônio. A sigla significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. ⠀ Ter este documento comprova a regularidade da sua empresa perante a prevenção e combate de incêndios. ⠀ Além disso, o AVCB é o ponto de partida para solicitar outras licenças necessárias.
O sistema de hidrantes é composto por vários elementos que, juntos, combatem o princípio de incêndio até a chegada do Corpo de Bombeiros. Ele é um conjunto indispensável para a obtenção ou renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em determinadas edificações. Portanto, se você tem um empreendimento e precisa providenciar a licença dos bombeiros para funcionar dentro das normas de prevenção e combate a incêndio, conheça neste conteúdo um pouco mais sobre o sistema de hidrantes.
Os chuveiros automáticos são equipamentos formulados para combater incêndios em empreendimentos e residências. Conhecido como Sprinkler, esse sistema inteligente corta as chamas ao menor sinal de fumaça, minimizando, assim, o risco de perdas humanas ou prejuízos materiais, por não depender da chegada de terceiros ou da mobilização de uma equipe para manejar equipamentos. Cada chuveiro automático, ou sprinkler, que faz parte da constituição do sistema é ativado separadamente para agir apenas no local onde há incêndio. Por ter essa característica de agir apenas no foco, o perigo de perdas por causa do excesso de água também é minimizado.
A Help oferece diversos serviços para vários segmentos industriais, empresariais, residenciais e para edifícios e condomínios. São eles: Elaboração do Projeto e Prevenção de Combate a Incêndio; Instalação e Treinamento da Equipe; Manutenção Preventiva em Extintores de Incêndio; Assessoria no processo de vistoria do bombeiro para Obtenção do Laudo AVCB; Assessoria no processo de vistoria do bombeiro para Obtenção do Laudo CLCB; Venda de Equipamentos Contra Incêndios.
Um sistema de hidrantes é uma rede hidráulica com a função de distribuir água por diversas partes do edifício com o intuito de apoiar no combate a um princípio incêndio. O sistema de hidrante é composto por: Reservatório de água; Bombas de incêndio; Tubulações e conexões; Válvulas; Abrigos de mangueiras; Mangueiras; Esguichos. O hidrante é mais um recurso a ser utilizado na prevenção e combate a incêndio, assim como: Projetos aprovados junto ao Corpo de Bombeiros; Extintores; Sinalizações de emergência; Detectores de fumaça; Rotas de fuga; Alarme de incêndio; Sprinklers (Chuveiro automático); Iluminação de emergência; Para-raios (SPDA);
Primeiramente, devemos ressaltar que os principais objetivos da prevenção contra incêndio é proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, reduzindo a chance de propagação do incêndio. No combate a prevenção contra incêndio e pânico são utilizadas medidas de segurança divididas em ativas e passivas. Para o melhor entendimento vamos esclarecer como funciona cada uma dessas medidas.
A compartimentação é uma medida de segurança passiva que visa a contenção do incêndio em seu ambiente ou pavimento de origem e é obtida pela subdivisão do edifício em células capazes de suportar ação da queima dos materiais combustíveis nelas contidos, impedindo e rápido alastramento do fogo. O isolamento de risco é uma medida de segurança passiva que tem como finalidade estabelecer critérios para o isolamento de propagação do incêndio por radiação de calor, convecção de gases quentes e a transmissão de chama, garantindo que o incêndio proveniente de uma edificação não propague para outra.
Todo projeto de uma edificação deve ser elaborado pensando-se no conforto e na segurança dos seus ocupantes.Entre as medidas necessárias para se alcançar um desses objetivos que é a segurança das pessoas, deve-se levar em consideração o comportamento delas frente a uma situação de incêndio ou de outra emergência, chamado de “fator humano”, que pode ser dividido em duas partes: O comportamento ou as reações humanas a um incêndio e o comportamento humano durante a ocupação normal da edificação.
Para começar, é necessário ficar atento com a pressurização da água. Tanto que há uma norma que regulamenta o combate a incêndios, que é a NR 23. Dentro desta NR estão indicados os parâmetros necessários para pressurizar o líquido. Um destes parâmetros é a força do fluido do esguicho de água, de modo que seja suficiente para combater o fogo com rapidez e evitar que se propague e evite o aparecimento de mais chamas. O equipamento ideal para pressurização da rede de incêndio é a bomba de incêndio. Sua fabricação é feita de acordo com os requisitos legais e normas técnicas, como a NBR 13714, que regulamenta a sua fabricação, e normas do corpo de bombeiros, padronizando a bomba na cor vermelha.
Ele deve ser emitido antes de você iniciar seu negócio, comprovando que o prédio tem o sistema adequado de controle e combate a incêndio. Portanto, a edificação deverá contar com extintores, hidrantes, sinalização de emergência, entre outros itens. No entanto, não basta você, sozinho, ir até uma loja e comprar os equipamentos, colocando-os de qualquer maneira na sua loja, galpão ou sala comercial. É necessário que haja um projeto técnico e a validação oficial dos bombeiros. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida se esta responsabilidade pelo AVCB cabe ao inquilino ou ao proprietário do imóvel. Na verdade, a responsabilidade é solidária, ou seja, cabe aos dois.
O AVCB é um documento que certifica as condições seguras de um prédio em relação a possíveis incêndios ou situações de pânico que eventualmente ocorram. O certificado é indispensável devido a existência de um regime de fiscalização que foi criado pelo governo brasileiro com o objetivo de assegurar a segurança de pessoas e patrimônios. Ele também facilita a atuação dos bombeiros em situações de perigo, portanto, é um documento obrigatório que envolve inspeções periódicas realizadas pelo Corpo de Bombeiros responsável pela região. Um dos maiores desafios que esses profissionais enfrentam quando chegam a um incêndio é o acesso ao edifício, principalmente se estiver localizado em uma área urbana.
O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que um determinado imóvel ou empresa está em conformidade com as normas de prevenção e combate a incêndio O Seguro contra Incêndio é um instrumento de proteção financeira que cobre os danos causados por incêndios em imóveis e empresas. Ter um seguro adequado pode ser crucial para garantir a continuidade das operações e evitar prejuízos financeiros significativos em caso de sinistros.
Sistema de alarme de incêndio sem fio é muito utilizado nos dias de hoje. Possuem um custo muito menor em relação a outros sistemas. O sistema de detecção e alarme de incêndio sem fio é um método eficiente que detecta chamas e fumaça, além disso, oferece diversas outras vantagens.
Após a elaboração e aprovação do seu projeto técnico junto ao Corpo de Bombeiros ou órgão municipal competente a HELP executa sua obra de combate a incêndio completa ✅ Instalação da rede de hidrantes e sistemas de mangotinhos; ✅ Instalação do sistema de detecção, alarme e central de alarme contra incêndio e pânico; ✅ Sistema de iluminação de emergência; ✅ Instalação de moto-bombas; ✅ Instalação de extintores de incêndio; ✅ Aplicação da sinalização contra incêndio e pânico.
Tubulações do Sistema de Combate a Incêndio. É a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive portas de saída de emergência. Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela.
Para tal, são estabelecidas medidas preventivas, técnicas de combate e planos de emergência, a fim de controlar o fogo ainda em sua fase inicial, limitando seu crescimento e propagação, com o intuito de evitar o colapso estrutural da edificação, garantir a evacuação segura do edifício e contribuir para operações de combate e resgate realizados pelo Corpo de Bombeiros. Pode-se citar algumas destas medidas preventivas, como: a criação de planos de emergência, definição e treinamento de brigadas de incêndio, execução de projetos de prevenção e combate a incêndio, definição de rotas de fuga e a manutenção e preservação dos sistemas de detecção e combate a incêndios e pânico instalados na edificação (sinalização e iluminação de emergência, extintores de incêndio, hidrantes, chuveiros automáticos, dentre outras).
As edificações e estabelecimentos devem contar com sistemas básicos de proteção contra incêndio e pânico, variados de acordo com a atividade e o grau de risco provenientes do ambiente laboral em que a edificação está inserida. Os sistemas básicos de proteção contra incêndio e pânico são: sinalização de emergência, iluminação de emergência, saídas de emergência, extintores de incêndio e sistemas de hidrante.
O acionador manual de alarme de incêndio é um componente vital de qualquer sistema de detecção e alarme contra incêndios. Ele permite que qualquer pessoa, ao identificar um princípio de incêndio, acione manualmente o alarme, alertando todos no local sobre a emergência. Esse dispositivo é crucial, especialmente em situações em que a detecção automática pode não ser rápida o suficiente para evitar danos sérios. O funcionamento do sistema de alarme de incêndio é relativamente simples. Quando o acionador manual é pressionado, um sinal é enviado para a central de alarme, que, por sua vez, ativa as sirenes e luzes de emergência. Dessa forma, todos no edifício são alertados sobre a ocorrência do incêndio, podendo tomar as medidas adequadas para evacuação segura.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento emitido pela corporação depois de vistoriar a edificação e atestar que o sistema de prevenção e combate a incêndios (PPCI) é seguro e funcional. O que nem todo mundo sabe ou se atenta é que o AVCB tem prazo de validade e o seu vencimento pode acarretar uma série de sanções.
Toda e qualquer edificação, preferencialmente ainda durante o projeto de engenharia ou arquitetura, deve ter prevista uma série de medidas de segurança contra incêndio para proteger o patrimônio do local, a estrutura predial e principalmente a vida de quem circula pelo imóvel. Isso significa que é essencial obter um sistema de incêndio certificado e devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Antes, é interessante entender que existem dois tipos de documento que autorizam o funcionamento das atividades previstas, conhecidos como alvará do bombeiro, que variam de acordo com as características da construção. O AVCB (Auto de Vistoria) é destinado a edificações de grande porte, que oferecem alto risco de incêndio ou que têm alta movimentação de pessoas. Já o CLCB (Certificado de Licença) serve para os imóveis menores e com menos riscos de emergências.
Antichamas para Madeira é produto aplicado superficialmente ou por absorção no substrato (madeira) criando uma barreira com o objetivo de evitar a propagação de chamas e reduzir a coloração e densidade de fumaça. A Leoni Antichamas é a empresa especializada na tratamento antichamas em madeiras. O tratamento pode ser feito com os seguintes soluções: Verniz retardante de chamas (Para superfícies de madeira crua ou com algum tipo de tinta ou verniz existente) Tinta intumescente (Tinta de alto desempenho “TRRF” Tempo Requerido de Resistência ao Fogo) – (para variadas superfícies) Ignifugante para madeira crua (Solução aquosa para tratamento por absorção somente em madeira crua)
A porta corta fogo é um equipamento de prevenção e combate a incêndio, que atua como um bloqueador, impedindo e/ou retardando a propagação das chamas, do calor, da fumaça e dos gases, de um ambiente para o outro. Fornece ainda, uma rota de fuga segura os ocupantes. A porta corta fogo, também conhecida como porta de emergência é um equipamento essencial de prevenção e combate a incêndio. Ao longo deste material, você irá conhecer todos os aspectos primordiais que estão relacionados as portas de emergência e seus equipamentos. Verá ainda, a importância da manutenção e dicas de bom uso e conservação.
As siglas SPDA significam sistema de proteção contra descargas atmosféricas, esses sistemas servem para proteção de prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas atmosféricas e seus efeitos. Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação.
A escada enclausurada é um elemento essencial em projetos arquitetônicos, especialmente em edifícios de múltiplos pavimentos. Sua função principal é proporcionar segurança e proteção em caso de incêndios ou situações emergenciais, além de garantir a funcionalidade e a acessibilidade das escadas.
A compartimentação é uma medida de segurança passiva que visa a contenção do incêndio em seu ambiente ou pavimento de origem e é obtida pela subdivisão do edifício em células capazes de suportar ação da queima dos materiais combustíveis nelas contidos, impedindo e rápido alastramento do fogo.
Os sprinklers ou também conhecidos como chuveiro automático é um sistema de extinção de fogo que combate um incêndio automaticamente, de forma rápida e eficaz. Os irrigadores protegem edifícios e pessoas contra os efeitos do fogo, permitindo evacuação segura e minimizando a interrupção dos processos de negócios.
Antes de começar este post, esclarecendo os pontos que divergem entre o alarme endereçável e o convencional, é preciso ter em mente a importância dos sistemas de prevenção contra incêndio para proteger vidas e garantir a estrutura física dos patrimônios. A função principal de um sistema de detecção e alarme é preservar a saúde e bem-estar das pessoas. E por isso, é de suma importância que os produtos sejam de alta qualidade e com certificação, proporcionando assim a segurança dos ambientes residenciais e comerciais.
Entre os equipamentos que servem para combater as chamas em uma situação de emergência, os hidrantes certamente estão entre os mais populares, já que a maioria das pessoas já se deparou com um. Existem diferentes tipos e eles podem ser instalados dentro ou nos arredores de algumas edificações com o objetivo de fornecer água para o combate ao fogo. O que difere a instalação é o tipo de construção e os riscos que ela oferece. Para operar um hidrante, é preciso cuidado. Normalmente, apenas o Corpo de Bombeiros ou a brigada de incêndio, formada por pessoas devidamente treinadas, estão habilitados a acionar o equipamento. Isso porque a pressão da água costuma ser forte e pode provocar acidentes ou machucar alguém. Basicamente, o sistema de hidrantes é usado para evitar que o fogo se alastre, causando ainda mais prejuízos.
a função da bomba de incêndio nada mais é que recalcar a água do reservatório para os hidrantes e mangotinhos. enquanto a bomba jockey tem a função de compensar pequenas perdas em uma faixa já estabelecida.
A prevenção e a proteção contra incêndio devem caminhar juntas para prevenir e combater princípios de incêndio, evitando assim maiores danos materiais ou atém mesmo danos físicos causados por esse tipo de sinistro. Como proprietário ou responsável por uma edificação, independentemente de ser industrial, comercial ou residencial, você deve ter como um dos de seus principais objetivos a proteção da mesma contra incêndio e danos causados pelo fogo. A melhor maneira de atingir esse objetivo é entender a diferença entre prevenção e proteção contra incêndio e que você precisa de ambas para ser mais efetivo na prevenção e controle.
É formada por trabalhadores (empregados) da empresa. Da mesma forma que acontece com a CIPA. A diferença é que para Brigada de Incêndio não existe eleição. Cada empresa pode escolher seus brigadistas da forma que desejar.
A iluminação de emergência é um sistema que permite a orientação dos ocupantes de determinada área ou edifício para a saída, de forma segura e ordenada, em caso de falta de energia decorrente de um sinistro com incêndio por exemplo. A iluminação de emergência contra incêndio é um dos sistemas mais básicos e importantes. Em casos de queda de energia, muito comum durante incêndios, permite que os ocupantes do edifício encontrem uma rota segura de saída, além de permitir a entrada das equipes de resgate.
Um dos elementos mais importantes da prevenção e combate de incêndios é a presença de extintores de incêndio em locais estratégicos. Os extintores de incêndio devem estar localizados em áreas acessíveis e bem sinalizadas, próximos a saídas de emergência e áreas de alto risco, como a cozinha ou a área do bar. Certifique-se de que seus extintores estejam em boas condições e que seus funcionários saibam como usá-los em caso de emergência. Aliás, existem vários tipos de extintores, você deverá usar aqueles que o corpo de bombeiros indicar. Entretanto, já adiantando as informações, vamos falar sobre o extintor indicado para a cozinha.
Basicamente o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros – CLCB, é para edificações ou áreas que tenham baixo risco e sejam pequenas. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, é para edificações ou áreas que tenham alto risco de incêndio e/ou sejam maiores de 750m². O CLCB é para edificações que tenham até 750m² de área construída. Podem ocorrer algumas exceções de edificações enquadradas nessa área, que necessitam do AVCB. Isso se deve, por conta da ocupação do imóvel e/ou da quantidade de material combustível armazenado. Uma pequena pet shop tem muito menos ocupação que um pequeno teatro, por exemplo. Uma pequena farmácia tem muito menos material combustível que uma pequena loja de fogos de artifícios, por exemplo. O Corpo de Bombeiros tem até 7 dias para conferir a documentação, verificar os requisitos necessários e emitir o CLCB. A vistoria é feita apenas posteriormente, por amostragem.
Os incêndios são classificados de acordo com os materiais com eles envolvidos bem como a situação como se encontram, essa classificação é feita para determinar o agente extintor adequado para o tipo de incêndio específico.
Ter um projeto de AVCB é essencial para garantir a proteção de todos em nosso estabelecimento. O AVCB é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que o local possui as condições necessárias de segurança contra incêndios.
a proteção passiva contra incêndios consiste em medidas de proteção que abrangem meios de escape, como saída e iluminação de emergência e rotas de evacuação. Além disso, a compartimentação e proteção estrutural do edifício também entra em cena nessa questão. Isso é possível com o uso de materiais que protegem do fogo por mais tempo.
O Brasil é a região que mais recebe raios no mundo: cerca de 50 milhões de descargas do tipo acontecem todos os anos em nosso país. Mesmo assim, o topo dos prédios nem sempre recebe a atenção necessária. Esta é uma área que necessita de cuidado especial, sendo o para-raio, ou Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), um de seus principais equipamentos. O seu condomínio pode economizar até 30% em Terceirização de serviços! Saiba mais acessando https://coteibem.sindiconet.com.br/orcamentos/terceirizacao-servicos/calculo-economia-terceirizacao-servicos?origin=5
O Dióxido de Carbono é um gás incolor, inodoro e eletricamente não condutivo que atua na extinção de incêndios mediante a criação temporária de uma atmosfera inerte, reduzindo a concentração de oxigênio, na área onde é aplicado, para níveis inferiores a 15% inibindo assim a possibilidade de combustão da maioria dos materiais.
As normas do Corpo de Bombeiros preveem a adequação das saídas de emergência como item de segurança contra incêndio e pânico. Por esse motivo, edificações que possuem escadas ou rampas precisam adequar o corrimão e guarda-corpo para conseguir o certificado de vistoria.
Os riscos de não ter AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) vão além da multa. Isso porque o risco de incêndio existem em qualquer edificação. Mas é importante reduzir o perigo, ao máximo, para proporcionar mais tranquilidade a quem utiliza o prédio, seja um cliente ou um funcionário.
Quando um incêndio acontece, além das queimaduras que o fogo pode provocar, outra causa importante de hospitalizações e mortes é a intoxicação por inalação de fumaça e gases tóxicos. O caso da Boate Kiss, ocorrido em janeiro de 2013 na cidade de Santa Maria/RS, é um dos mais emblemáticos nesse sentido. Isso porque, de acordo com os peritos, a maior parte das 242 mortes foi causada por asfixia mecânica. Ou seja: a maioria dos frequentadores da casa noturna vieram a óbito graças à inalação dos gases tóxicos gerados pela queima de revestimentos e outros materiais. O Controle de Material de Acabamento e Revestimento (CMAR) tem o objetivo de proporcionar segurança para a edificação e seus ocupantes no caso de uma emergência com fogo. O laudo de inspeção do CMAR é uma exigência do Corpo de Bombeiros para edificações com mais de 750m² ou mais de 12 metros de altura e está relacionado ao tipo de acabamento e revestimento utilizado na construção. O documento garante que o material é adequado para a estrutura e para o tipo de ocupação.
Sprinkler é um componente do sistema de combate a incêndio que descarrega água quando for detectado um incêndio, por exemplo, quando uma temperatura predeterminada foi excedida. Trata-se de um importante componente no combate a incêndio, que funciona de maneira bem singular. Eles são amplamente utilizados em todo o mundo, com mais de 40 milhões de pulverizadores instalados a cada ano. Em edifícios protegidos pelo sprinkler, mais de 99% dos incêndios foram controlados somente com seu uso. Isso significa que o dispositivo aumenta significativamente a segurança de moradores e usuários do local.
No Brasil, a evolução na legislação de segurança contra incêndio ocorreu a partir dos incêndio no Edifício Joelma, Edifício Andraus e na Boate Kiss. Estes incêndios geraram mudanças nas normas, nas medidas de segurança, na conscientização, nas demandas de treinamentos e cursos, associações, canais na internet, etc. Prevenção e segurança são as soluções para evitar incêndios e tragédias.
No primeiro momento você pode preferir não adquirir o projeto elétrico por imaginar que está economizando. Porém, o projeto elétrico é um investimento que traz muitos benefícios a longo prazo, e no final de tudo ajuda você a economizar, fazer um planejamento melhor e mais completo. Um projeto bem elaborado evita uma série de problemas, como curto-circuito, quedas na eletricidade e muito mais. Portanto, residências que não possuem um projeto elétrico correm mais riscos, como incêndios, por exemplo.
A não obtenção ou vencimento pode invalidar apólices de seguro, ocasionar o fechamento do imóvel, gerar multas, entre outras complicações. Este documento é obrigatório por lei para prédios residenciais, comerciais e industriais, normalmente é um dos principais documentos que as seguradoras verificam antes de fecharem um contrato ou os órgãos de fiscalização antes de liberarem e fornecerem o alvará para funcionamento de um negócio.
Os riscos de incêndios estão presentes nos mais diversos locais, uma vez que diferentes fatores podem colaborar para o início do fogo. Por conta disso, foi criada uma classificação de edificações, uma métrica que visa auxiliar no reconhecimento das características de cada ambiente.
O AVCB nas empresas é uma das exigências que todo empresário deve seguir. Não é para menos. No passado, as lojas, fábricas, escritórios, clínicas e condomínios não se preocupavam com as normas de segurança. Sendo assim, os casos de grandes incêndios, que levaram muitas vidas e causaram enormes danos financeiros, mostraram que era necessário mudar.
O Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico visa garantir a segurança dos usuários de uma edificação em caso de alguma situação emergencial, indicando ações a serem tomadas em caso de incêndio. Esse projeto é monitorado pela legislação do Corpo de Bombeiros e pela respectiva unidade federativa que revisam as leis sempre que necessário para maximizar a segurança de qualquer pessoa.
As cores são usadas na identificação das tubulações, com a função de facilitar a identificação, manutenção e evitar cruzar sistemas.
A validade está diretamente relacionada ao que tem dentro do extintor de incêndio, ou seja, à carga — água, gás carbônico, pó-químico (BC ou ABC) ou espuma mecânica.
Ele é usado como entrada para “recarregar” a água da tubulação de incêndio de uma edificação, e sempre ficará localizado na parte externa. Normalmente posicionado no chão na calçada em frente ao prédio, abaixo de uma tampa de ferro fundido. Quando necessário, os bombeiros conectam a mangueira de alimentação do caminhão tanque no recalque e bombeiam a água para dentro da tubulação, não deixando faltar água nos hidrantes durante o combate.
O projeto para segurança contra incêndio começa com a disposição física e com o método de construção do estádio — e não com o sistema instalado, que é apenas a segunda linha de defesa. Para os requisitos específicos relacionados à construção, códigos e regulamentos são importantes. Verificar com os bombeiros locais e autoridades de segurança os preceitos iniciais que devem ser adotados desde o início da proposta é uma postura a ser adotada pelos projetistas.
Toda edificação está sujeita a sofrer acidentes com fogo, sendo assim, é muito importante ter medidas de prevenção a esses desastres. É necessário que as pessoas tenham conhecimento de quais procedimentos de segurança são ideais para o combate a incêndio e os primeiros socorros.
Toda edificação está sujeita a sofrer acidentes com fogo, sendo assim, é muito importante ter medidas de prevenção a esses desastres. É necessário que as pessoas tenham conhecimento de quais procedimentos de segurança são ideais para o combate a incêndio e os primeiros socorros.
De forma simplificada, a sinalização de emergência é um conjunto de símbolos e placas, que podem ser de diferentes tipos e cores. As sinalizações de emergência devem ser colocadas em locais estratégicos, seguindo algumas regras, e seus principais objetivos de uso são: 1. Reduzir riscos de incêndios; 2. Alertar locais de risco; 3. Indicar localização de equipamentos; 4. Sinalizar atitudes e ações para evitar pânico e proporcionar segurança.
A caixa de mangueiras completa é formada por 5 itens além da caixa. Os itens que compõem a caixa de mangueiras completa podem variar em cada projeto, mas normalmente são exigidos dentro de um padrão de uso.
A forma correta de evacuar uma edificação no caso de um incêndio é essencial para garantir a preservação da vida de quem está dentro dela. O fato de os incêndios serem fenômenos extremamente violentos e essencialmente aleatórios faz da evacuação dos locais de maior risco a estratégia mais confiável de salvamento de vidas humanas. De fato, não sendo possível controlar, no nível desejável, a severidade dos incêndios, os projetos de edificações devem incluir medidas ativas e passivas que facilitem o escape das pessoas. Dentre essas medidas, se encontra a criação de uma Planta de Emergência.
A Segurança estrutural projeto ou projeto de segurança estrutural é uma proteção contra incêndios de nível básico que evita o desabamento da edificação, ou seja, este elemento é capaz de impedir que o prédio caia. Por estar na lista de proteções de nível básico é um dos itens exigidos pelo corpo de bombeiros de todos os Estados Brasileiros não apenas em edifícios de mais de três pavimentos, atualmente todos a maioria dos estados exige um tempo mínimo de resistência para prédios já a partir de um único pavimento.
Antes de qualquer estabelecimento ganhar vida, foi necessária a aprovação de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para garantir que aquele lugar estava devidamente protegido contra incêndios. Com as indústrias, não é diferente. Após a vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB é o documento que garante o pleno funcionamento das atividades, também, de um ambiente industrial.
O sistema de detecção e alarme de incêndio, também conhecido como SDAI, é responsável por indicar quando e onde há propagação de chamas, evitando, assim, o alastramento de fogo, que pode causar inúmeras perdas materiais e, até mesmo, humanas.
Os hidrantes não se limitam a um único equipamento, mas podem ser considerados como um sistema composto por diversos acessórios para hidrantes. Trata-se de um conjunto interdependente formado por chaves Storz, mangueiras de incêndio e esguichos de jato sólido ou jato regulável. Além desses acessórios para hidrantes, o sistema deve possuir um registro controlador, adaptador para a junta Storz com diâmetro adequado e tampão com junta Storz, que deverão ser devidamente acondicionados em abrigo específico, devidamente sinalizado e sem obstruções.
Nossos clientes sempre nos procuram com o interesse de obter ou renovar a licença do Corpo de Bombeiros. Entretanto, poucos sabem a diferença entre o AVCB e o CLCB e que o órgão pode emitir os dois tipos de documentos. Nesse post vamos descrever a diferença entre o AVCB e o CLCB, para que você entenda a classificação do seu edifício de acordo com a legislação do Corpo de Bombeiros.
A Justiça do Trabalho estabeleceu prazo de seis meses para que a Prefeitura de Sorocaba apresente os Autos de Vistorias aprovados pelo Corpo de Bombeiros (AVCB) de 139 escolas municipais.
Mais que cumprir normas e legislações, sistemas de prevenção e combate a incêndios são importantes para garantir a segurança do patrimônio da empresa ou instituição, proteger a estrutura do prédio e principalmente preservar a vida de todos que circulam pelo local. Sendo assim, os responsáveis por indústrias, shopping centers, escolas, condomínios residenciais e comerciais e outras construções devem investir em um sistema de detecção de incêndio de qualidade, que seja eficiente caso precise ser acionado. Esse sistema faz parte do projeto de segurança e conta com equipamentos e dispositivos que ajudam a prevenir prejuízos graves, que podem ser causados pelas chamas. A importância do Projeto de Combate a Incêndio é o de determinar todas as medidas de segurança que um edifício ou área de risco deve possuir. O Projeto serve como um guia para a instalação de todos os equipamentos. Ele determina as características técnicas e mostra exatamente em quais locais devem ser instalados. O edifício que não possuí um Projeto de Combate a Incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros, corre sérios riscos. Por mais que haja equipamentos instalados, sem a análise do órgão, não tem como saber se são os corretos e se ainda, estão em quantidade adequada. Além do risco óbvio de um incêndio, que pode gerar grandes prejuízos financeiros e perda de vidas humanas, existe o risco de punição. O Corpo de Bombeiros está cada vez mais exigente e hoje em dia já tem até poder de polícia para aplicar multas e fechar estabelecimentos.
Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço. Nela estão incluídos os componentes de construção, tais como revestimentos de piso, forro, paredes, divisórias etc. Esta é a denominada carga de incêndio incorporada.
Se o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) estiver vencido, é praticamente um atestado que o imóvel não está seguro para ser ocupado. Isso pode gerar advertências, multas e até o fechamento do imóvel. O responsável pela fiscalização do AVCB e do CLCB é o Corpo de Bombeiros. A fiscalização poderá ser realizada por quatro motivos: Quando solicitado pelo proprietário, responsável do local ou responsável técnico; Através da requisição de alguma autoridade competente; Por planejamento do Corpo de Bombeiros para atuar em uma região e áreas de interesse; ou Quando ocorrer uma denúncia com evidências concretas.
A história tem mostrado ao longo dos anos o quão importante tem sido proteger empresas e condomínios com sistemas de proteção a incêndio que atuem de imediato a qualquer sinal de perigo. Para que funcione com total eficiência e segurança, é necessário saber como pressurizar rede de incêndio com os equipamentos certos, seguindo o procedimento correto de pressurização. Vamos contar como é feita a pressurização e como os equipamentos da Conservadora Paulista podem ajudar a garantir a proteção da sua rede de incêndio e a integridade de todos os condôminos.
A história tem mostrado ao longo dos anos o quão importante tem sido proteger empresas e condomínios com sistemas de proteção a incêndio que atuem de imediato a qualquer sinal de perigo. Para que funcione com total eficiência e segurança, é necessário saber como pressurizar rede de incêndio com os equipamentos certos, seguindo o procedimento correto de pressurização. Vamos contar como é feita a pressurização e como os equipamentos da Conservadora Paulista podem ajudar a garantir a proteção da sua rede de incêndio e a integridade de todos os condôminos.
Parte dos incêndios acontece em consequência de curtos-circuitos elétricos. Garanta que todos os fios estejam devidamente isolados e que as máquinas e a rede elétrica estejam livres de “gambiarras”. Não sobrecarregar as tomadas também assegura que curtos-circuitos não ocorram.
A escada de emergência é a principal forma de evacuação de um edifício em caso de emergência. Existem seis tipos de escadas: comum ou não enclausurada, protegida, enclausurada, enclausurada à prova de fumaça, pressurizada e externa. A quantidade e nome pode variar de acordo com cada estado.
Content What Can I Do With Bitcoin? How Bitcoin Works Bitcoin Pros Better Manage Your Cryptocurrencies Portfolio With Google Sheets Add You …
Um sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo. As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.
o período de chuvas, muitas vezes, as precipitações vêm acompanhadas de trovões e descargas atmosféricas, os chamados raios. A ocorrência do fenômeno gera receios devido aos danos que pode provocar e requer ações de proteção. No Brasil, a norma técnica 5419/2015 estabelece quais edificações devem ter esse instrumento.
Os painéis solares funcionam com a Luz e não com o calor, não importa o frio que esta lá fora. Na verdade os painéis solares funcionam melhor em temperaturas mais frescas do que em temperaturas quentes. Isso porque painéis solares, na sua maioria, são feitos de silício ( o mesmo material usado em chips de computador) e este material é um semicondutor e todo semicondutor perde eficiência com o calor.
Para que, em caso de incêndio, o combate ao fogo seja feito com sucesso e eficácia, é necessário que conheçamos as classes de incêndio e o procedimento a ser adotado no caso de ocorrência de cada uma delas. São poucas as pessoas que sabem a diferença entre essas classes. A maioria acredita que qualquer fogo pode ser combatido com água, o que é um engano e pode ocasionar maiores prejuízos e, em alguns casos, agravamento das chamas.
A placa solar é o equipamento utilizado para realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação dos raios solares. As placas de energia solar fotovoltaicas são compostas por células solares fotovoltaicas, normalmente fabricadas em silício.
A descarga atmosférica é um fenômeno natural muito perigoso e que pode causar muitos danos, tanto tangíveis quanto intangíveis. De acordo com o INPE, o Brasil é o país mais afetado por raios no mundo, sendo atingido por mais de 77 milhões de descargas atmosféricas todo ano. Dessa forma, é necessário levar em consideração a proteção contra raios na elaboração de um projeto civil. Visando minimizar os danos causados por esse fenômeno, a norma atual ABNT NBR 5419 traz uma série de orientações sobre a proteção contra descargas atmosféricas (PDA). Tal norma é um documento essencial e obrigatório para todos os engenheiros eletricistas e profissionais do setor elétrico que atuam no ramo, inclusive na elaboração de laudos elétricos dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).
Content About the Ethereum Price Step 1: Get an Ethereum Wallet Is it a good time to exchange USDT to SIN? The …
Os gestores parecem cada vez mais conscientes da necessidade de incluir a elétrica no escopo das modernizações inadiáveis das edificações. Mas ainda há um longo caminho para convencer os condôminos a investir no trabalho completo e não apenas em soluções emergenciais - moradores tendem a dar prioridade a demandas com um recorte mais estético.
O aumento considerável de ocorrências de incêndios em sistemas fotovoltaicos, principalmente, em telhados de residências e comércios tem chamado à atenção de autoridades brasileiras. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o Canal Solar contou a história de uma fábrica de calçados, em Patos de Minas (MG), que pegou fogo após uma provável instalação equivocada da tecnologia, segundo a Polícia. O fogo atingiu, aproximadamente, 600 dos 2,3 mil m² do empreendimento.
O sistema de incêndio wireless é seguramente a melhor solução para empresas que precisam obter um equipamento de alto desempenho e eficiência, associado a um processo de instalação ágil e limpo. Com o sistema de incêndio wireless de elevada performance, clientes de todos os portes e perfis poderão ter a máxima eficiência e precisão na detecção de princípios de incêndio. E com um processo de instalação rápida e limpa, não será necessário ter cabeamento, quebra de paredes e pintura.
O sistema de incêndio wireless é seguramente a melhor solução para empresas que precisam obter um equipamento de alto desempenho e eficiência, associado a um processo de instalação ágil e limpo. Com o sistema de incêndio wireless de elevada performance, clientes de todos os portes e perfis poderão ter a máxima eficiência e precisão na detecção de princípios de incêndio. E com um processo de instalação rápida e limpa, não será necessário ter cabeamento, quebra de paredes e pintura.
O sistema de detecção e alarme de incêndio, quando instalado de acordo com as normas, é a maneira mais eficaz de alertar os ocupantes do edifício que existe um problema e o local deve ser evacuado.
Muitas pessoas ainda não entendem bem o processo por trás dessa obrigatoriedade e é isso que pretendemos esclarecer aqui nesse post. Também conhecido como “tratamento antichamas”, “aplicação de retardante de chamas”, “aplicação de tinta intumescente”, “compartimentação antichamas”. Se você trabalha com organização de eventos, auditórios, casas de espetáculo como um teatro ou um cinema, síndico ou administrador de condomínio deve estar se deparando com a solicitação dos órgãos que visão assegurar o público que frequentam esse tipo de estabelecimento.
O isolamento de risco é um dos elementos mais importantes presentes na edificação, garantindo segurança em caso de incêndio. Todas as construções, independentemente de sua ocupação, altura, número de pavimentos, volume, área total e área específica de pavimento devem ser isoladas.
O isolamento de risco é um dos elementos mais importantes presentes na edificação, garantindo segurança em caso de incêndio. Todas as construções, independentemente de sua ocupação, altura, número de pavimentos, volume, área total e área específica de pavimento devem ser isoladas.
Os incêndios são classificados em classes, dependendo do tipo de material combustível. As características de queima de cada material, necessitam de tipos diferentes de agentes extintores.
A NBR 5410 é uma norma antiga, e apesar disso, muitos profissionais da área desconhecem suas regras. Separamos resumidamente em tópicos importantes, o que você precisa saber para executar uma instalação elétrica com segurança.
O sistema de sprinkler é um conjunto de pequenos chuveiros hidráulicos ligados a um sistema de bombeamento de água, que em caso de incêndios são ativados para combater as chamas. A maioria dos sistemas é ativado automaticamente quando pequenos dispositivos de vidro, chamados de ampolas ou bulbos, se rompem devido ao aumento da temperatura do ambiente.
Uma edificação deve atender a diversas normas de segurança para situações de emergência, principalmente em caso de incêndio. Definir as rotas de fuga, sinalização e equipamentos para extinção do foco do incêndio são essenciais para garantir a segurança das pessoas nestes momentos.
Uma edificação deve atender a diversas normas de segurança para situações de emergência, principalmente em caso de incêndio. Definir as rotas de fuga, sinalização e equipamentos para extinção do foco do incêndio são essenciais para garantir a segurança das pessoas nestes momentos.
Quando se trata de gás, estamos falando de algo que se for mal instalado ou der qualquer problema, pode resultar em uma explosão séria com risco à segurança dos moradores. Sendo assim, tanto para gás natural, como para o GLP, é necessário respeitar as normas técnicas de segurança referentes à instalação de redes internas de gás. Nesse aspecto estão incluídos os materiais a serem utilizados, a adequação dos ambientes e, por último, a verificação do local para a instalação dos aparelhos de gás.
A NFPA 25 Manutenção de Sistema de Incêndio, trata de Inspeção, testes e manutenção de sistemas de proteção contra incêndio a base de água. Aborda as questões de desgaste de equipamentos que podem prejudicar de alguma forma o funcionamento do sistema de proteção contra incêndio a base de água e resultar numa operação ineficaz ou não funcionar em uma eventual emergência.
A barra antipânico dupla é um dispositivo de segurança instalado em portas corta fogo e de saída de emergência. Sua função é possibilitar o destravamento imediato da porta, mediante uma simples pressão exercida na barra horizontal instalada na face da porta. Tem comprimento de 120cm, o cliente corta de acordo com o tamanho da porta corta-fogo. Funciona como fechadura (possui lingueta). A porta corta-fogo não precisa de fechadura quando utilizada a barra antipânico.
O Sistema de Alarme Sem Fio é composto por uma rede de roteadores, que formam a “nuvem” de comunicação entre os periféricos (acionadores, sirenes e detectores) e a central de incêndio. Os eventos são transmitidos por onda de rádio e armazenados no software guardião, que tem como objetivo gerenciar e operar as informações do sistema.
O Sistema de Alarme Sem Fio é composto por uma rede de roteadores, que formam a “nuvem” de comunicação entre os periféricos (acionadores, sirenes e detectores) e a central de incêndio. Os eventos são transmitidos por onda de rádio e armazenados no software guardião, que tem como objetivo gerenciar e operar as informações do sistema.
Hidrantes de combate, de recalque e mangotinhos. Você conhece todos? Postado às 09:54h em Sem categoria por admin 0 Comentários 1Like Olá amigos! No post de hoje falaremos sobre um dos sistemas mais “famosos” dos projetos preventivos de incêndio, o sistema hidráulico preventivo. Via de regra, na maioria das vezes em que imaginamos um bombeiro em ação, pensamos em alguém de vermelho e capacete utilizando um hidrante no combate às chamas. Mas você já parou pra pensar o que realmente é um hidrante e como ele funciona? Bombeiros utilizando um hidrante de combate (Fonte: CAU/PR) Segundo a NBR 13.714/2000 – Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para o combate à incêndios, um hidrante nada mais é que um ponto de saída de água que contém válvulas angulares com seus adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e demais acessórios.
A NBR 5419 estabelece uma série de parâmetros relativos às descargas atmosféricas, condensados dentro dos níveis de proteção. Esses níveis variam de 1 a 4, sendo o nível 1 o mais rigoroso. Basicamente, o nível de proteção considera as intensidades das corrente de raios que esperamos receber na edificação. Com base nisto, dimensiona o SPDA para captar e escoar essa energia no solo e dita os parâmetros para a proteção dos equipamentos elétricos.
A manutenção de sistemas contra incêndio é de extrema importância para garantir a segurança dos locais onde os equipamentos estão instalados, evitando falhas em momentos essenciais, que podem resultar em prejuízos irreparáveis tanto à estrutura física do local como ao capital humano. A manutenção de sistemas contra incêndio deve ser feita preventivamente, de maneira periódica e corretiva, sempre que determinada alguma anomalia. Dessa maneira, economiza-se não só recuros financeiros como evita-se situações perigosas.
O sprinkler, que também é conhecido como chuveiro automático, trata-se de um mecanismo muito importante para combater incêndios. Ele é responsável por erradicar focos de incêndio, antes que eles se desenvolvam e espalhem as chamas por todo o ambiente. Sua instalação se dá por meio de uma distribuição uniforme de bicos interligados por conexões e tubulações aéreas, responsáveis por jogar água diretamente nesse foco. Para garantir um bom funcionamento do produto, é fundamental seguir todas as normas de segurança.
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A. V. C. B.), é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio. É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.), previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.
A sinalização de emergência tem como principais características alertar para riscos existentes na edificação e indicar a localização dos equipamentos de combate a incêndio. Dessa forma os ocupantes podem, através dos símbolos e cores evacuar o local e agir para combater as chamas.
A NR-23 é uma norma regulamentadora que dispõe informações e orientações acerca da proteção e combate a incêndios. Apesar disso, a norma não traz necessariamente medidas de prevenção que possam impedir a causa de um incêndio.
Item imprescindível para o combate a incêndios em edificações, a bomba de incêndio é um equipamento que bombeia água com grande vazão para alimentar os sistemas de combate aos incêndios.
Item imprescindível para o combate a incêndios em edificações, a bomba de incêndio é um equipamento que bombeia água com grande vazão para alimentar os sistemas de combate aos incêndios.
A instalação de sistemas de hidrantes e sprinklers em edifícios residenciais e comerciais têm como objetivo garantir o fornecimento de água em pressão e vazão suficientes para combater eventual foco de incêndio até seu controle e possível extinção.
Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.
O CMAR foi desenvolvido com a função de propiciar maior segurança para as edificações e seus ocupantes. Através das normas vigentes, garante que os edifícios possuam materiais de acabamento e revestimento que são adequados a sua estrutura e tipo de ocupação. O controle de materiais de acabamento e revestimento também garante que em caso de incêndio, os materiais não se transformem em armas contra os ocupantes em busca de uma saída. Imagine pessoas desesperadas tentando escapar por um corredor, onde o teto feito de material plástico, derrete pingando em chamas sobre todos.
O projeto preventivo de incêndio é uma das exigências que o Corpo de Bombeiros faz às indústrias, empresas, edifícios e estabelecimentos comerciais, visando promover a implantação correta dos equipamentos para garantir ao máximo, a segurança das pessoas que circulam e trabalham nestes locais.
O Corpo de Bombeiros de SP publicou no Diário Oficial de 28 de maio de 2021, a Portaria nº CCB-034/800/21 que prorroga mais uma vez a validade de AVCB e outras licenças, credenciamentos e laudos. A Portaria dispõe sobre a extensão, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Covid-19 (Novo Coronavírus), de que trata a Portaria CCB-014/800/20, de 24 de março de 2020, e a Portaria CCB-033/800/20, de 20 de abril de 2021.
São inodoros, incolores, maus condutores de eletricidade e não corrosivos. Dividem-se em compostos halogenados e mistura de gases inertes. Quando utilizado na sua concentração de extinção, permite a respiração humana com segurança. O CO2 não é considerado gás limpo por sua ação asfixiante na concentração de extinção.
O sistema de detecção e alarme de incêndio, quando instalado de acordo com as normas, é a maneira mais eficaz de alertar os ocupantes do edifício que existe um problema e o local deve ser evacuado. Além disso, permite uma rápida ação por parte da brigada, a fim de, controlar o incêndio. Evitando dessa maneira, maiores danos materiais ou até mesmo a perda de vidas humanas. Para que essa ação seja rápida, a norma exige que a central de incêndio deve ficar em local com constante vigilância, como as portarias de edifícios e salas de segurança por exemplo. Além disso, as sirenes devem ser claramente audíveis por toda a edificação.
O sistema de detecção e alarme de incêndio, quando instalado de acordo com as normas, é a maneira mais eficaz de alertar os ocupantes do edifício que existe um problema e o local deve ser evacuado. Além disso, permite uma rápida ação por parte da brigada, a fim de, controlar o incêndio. Evitando dessa maneira, maiores danos materiais ou até mesmo a perda de vidas humanas. Para que essa ação seja rápida, a norma exige que a central de incêndio deve ficar em local com constante vigilância, como as portarias de edifícios e salas de segurança por exemplo. Além disso, as sirenes devem ser claramente audíveis por toda a edificação.
É de extrema importância que os proprietários de edificações adotem todas as medidas necessárias de segurança contra incêndio, inclusive em escritórios, pois, quando desastres acontecem, na maioria das vezes, as perdas são irreversíveis. Além do mais, prevenir-se contra esse tipo de sinistro demonstra que a empresa se preocupa tanto com as pessoas que frequentam o local quanto com o seu próprio patrimônio. Se você quer saber mais a respeito de segurança contra incêndio no escritório, continue a leitura deste texto.
Todo projeto da construção deve ter como objetivo garantir a funcionalidade do local e também a segurança total da estrutura e das pessoas que utilizarão o espaço. Assim, o projeto de prevenção e combate a incêndio é fundamental para prevenir acidentes relacionados ao fogo e, em caso de ocorrência, permitir que as pessoas consigam deixar o lugar com segurança.
Por meio da manutenção, a rede terá muito mais durabilidade e seu desempenho será muito mais eficiente. Isso ocorre porque a manutenção rede de sprinklers proporciona excelência em prevenção de falhas no funcionamento.
A sigla AVCB, significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o documento é emitido como forma de garantir que o edifício segue as normas de segurança contra incêndio. Para que o edifício receba o certifica de aprovação do AVCB é realizado uma vistoria pelos Bombeiros Caso o edifício não seja aprovado é determina um prazo para realizar uma nova vistoria.
Dimensionar os extintores de uma empresa é apenas parte de um processo. É importante saber quem pode dimensionar os extintores da empresa, e como fazer. Veremos em detalhes como proceder nessa situação artigo. Não sabe quais extintores e quantos sua empresa precisa ter? O dimensionamento de extintores é coisa séria e somente um profissional qualificado e habilitado pode fazer.
O Dia do Bombeiro, uma corporação militar de Defesa Civil, é comemorado no dia 2 de julho. Oficialmente, a data foi instituída por meio do Decreto-lei 35.309, de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definida a realização da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
O Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico visa garantir a segurança dos usuários de uma edificação em caso de alguma situação emergencial, indicando ações a serem tomadas em caso de incêndio.
A segurança é indispensável para a prevenção de acidentes, especialmente quando trata-se de incêndios. A porta corta fogo, comum em condomínios e prédios, é um item substancial de proteção, pois possui a capacidade de deter o fogo e o calor, em caso de incêndios em edifícios. A porta corta fogo foi pensada para impedir a propagação das chamas para outros andares e facilitar a fuga de pessoas.
Os extintores estão presentes, praticamente, em quase todos os tipos de edificações. Nos corredores dos prédios de apartamentos, nos ambientes de trabalho, nos carros de passeio, nos transportes públicos, nas casas de shows etc. Devido a sua reconhecida natureza de combater os princípios de incêndio, de forma manual, por parte dos ocupantes das edificações, os extintores de incêndio são itens exigidos nas regulamentações estaduais, com o objetivo de promover um mínimo de segurança no combate ao princípio de incêndio.
Um Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) detalha suas providências para implementar, controlar, monitorar e revisar os padrões de segurança contra incêndio e garantir que esses padrões sejam mantidos. O plano descreve as providências para gerenciar efetivamente a segurança contra incêndio, a fim de impedir a sua ocorrência e, em caso de um incêndio, proteger pessoas e propriedades.
O Laudo NR10 é um relatório técnico, elaborado por um engenheiro eletricista após as inspeções in loco, que contém as descrições das medidas de controle e sistemas preventivos adotados nas empresas, de forma a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores que, indireta ou diretamente, interajam em instalações elétricas e/ou serviços com eletricidade.
Galpões logísticos são espaços amplos, onde operações como recebimento, separação, armazenamento e distribuição de mercadoria são realizadas.
Galpões logísticos são espaços amplos, onde operações como recebimento, separação, armazenamento e distribuição de mercadoria são realizadas.
Galpões logísticos são espaços amplos, onde operações como recebimento, separação, armazenamento e distribuição de mercadoria são realizadas.
Galpões logísticos são espaços amplos, onde operações como recebimento, separação, armazenamento e distribuição de mercadoria são realizadas.
Em meio a tantos sistemas e tipos de impermeabilização disponíveis no mercado, é muito comum que engenheiros e arquitetos fiquem um pouco confusos na hora de escolher a melhor opção. Afinal, esse é um assunto muito específico — e é preciso adquirir bastante experiência para dominá-lo.
Com o passar dos anos a fiscalização e a preocupação em manter segurança nos locais de grande circulação de pessoas, tornou-se maior após a ocorrência do acidente na boate Kiss no Rio Grande do Sul, na qual se observou a falta de segurança em edifícios públicos e privados. Diante da grande tragédia e de diversos questionamentos de especialistas e estudiosos, a analise do prédio da prefeitura municipal de Araranguá-SC, nos remete ter conhecimento da falta de fiscalização no nosso Pais.
A manutenção sistema de combate a incêndio deve garantir que todos os equipamentos funcionem corretamente. Envolvem os sistemas de hidrantes, alarmes e detectores, sprinklers, sistema fixo de gases, cortinas d'água e portas corta-fogo, além de outros equipamentos, conforme o sistema instalado no local.
É a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, é a norma que trata dentre outros importantes assunto do SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas) .
A instalação elétrica deve estar em conformidade com a NR 10 (Norma Regulamentadora 10). Caso não esteja, a HELP realiza a regularização das instalações elétricas do edifício e fornece laudo da conformidade das instalações elétricas com a NR 10.
Frequentemente são veiculadas notícias de incêndios em indústrias, museus e outras instalações, com enormes prejuízos ao patrimônio e, muitas vezes, com perdas humanas. Imaginar que os transtornos poderiam ter sido evitados com o uso dos sprinklers torna as tragédias ainda mais dolorosas, como foi o caso do acidente da Boate Kiss, em Santa Maria, RS, que não contava com nenhum sistema de combate automático de proteção contra incêndio.
O sistemas de SDAI – Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio wireless, foram desenvolvidos com o intuito de agilizar o processo de instalação, manutenção e sobretudo diminuir custos com infraestrutura. Para tanto são utilizados módulos de radio frequência de longo alcance e alta resistência a interferências externas, comumente utilizados em ambiente industrial para controle dos mais diversos tipos de equipamentos.
A bomba d’água é fundamental para quem precisa transferir água de um lugar para o outro, seja por causa de um alagamento ou para abastecer uma casa ou propriedade. Ela serve para transferir água suja ou limpa para abastecimento de residências e prédios, indústrias ou pequenas irrigações.
O processo de impermeabilização consiste, basicamente, em aplicar produtos específicos sobre as superfícies do imóvel sujeitas às intempéries climáticas. O objetivo é proteger essas superfícies da ação nociva da água — geralmente condicionada às chuvas, lavagens e banhos —, principalmente nas áreas externas e mais úmidas da residência.
Um projeto de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) bem dimensionado pode não somente proteger empresas e edifícios de danos materiais, mas também salvar vidas. Popularmente conhecido como para-raios (já que este é um dos itens mais importantes do sistema), o SPDA é essencial para a segurança dos estabelecimentos.
A consultoria para avcb é feita por um engenheiro especializado na documentação legal para renovar e emitir Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, com projetos técnicos regulares e simplificados.
A manutenção sistema de combate a incêndio deve garantir que todos os equipamentos funcionem corretamente. Envolvem os sistemas de hidrantes, alarmes e detectores, sprinklers, sistema fixo de gases, cortinas d'água e portas corta-fogo, além de outros equipamentos, conforme o sistema instalado no local.
Os estabelecimentos e edificações, sejam eles comerciais ou não, devem contar com o PPCI, que é a sigla para “Plano de Prevenção Contra Incêndios”. Junto ao AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e uma série de outras licenças e documentos, o PPCI é um documento essencial para que o espaço atue de forma regulamentada e legal.
As medidas adotadas na portaria CCB 014/800/20 criada em 24 de março de 2020, tem como finalidade adequar os procedimentos administrativos a serem realizados para a renovação e/ou emissão do AVCB e CLCB no momento de pandemia, onde temos que manter o isolamento.
Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço. Nela estão incluídos os componentes de construção, tais como revestimentos de piso, forro, paredes, divisórias etc. Esta é a denominada carga de incêndio incorporada.
Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço. Nela estão incluídos os componentes de construção, tais como revestimentos de piso, forro, paredes, divisórias etc. Esta é a denominada carga de incêndio incorporada.
Proteger vidas e o patrimônio empresarial. Estas são as duas principais funções e de extrema importância – de um sistema de detecção e alarme de incêndio.
A diferença principal é que o C.L.C.B é utilizado para construções com até 750 m². Mas afinal, o que significa a sigla AVCB e o que significa a sigla CLCB? Bom, estas são dúvidas bastante comuns e a resposta é bem simples: AVCB significa Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros e CLCB é o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros.
A liberação de funcionamento de hotel, pousada e apart-hotel depende de muitos documentos, entre estes, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A vistoria é muito importante porque é uma maneira de garantir a segurança dos hospedes e de credenciar a hotelaria contra incêndios.
Segundo a NBR 14432/2001, estão isentas da necessidade de resistência ao fogo, em seus elementos construtivos, das edificações: Cuja área total seja menor ou igual a 750 m²; Com até dois pavimentos, cuja área total seja menor ou igual a 1.500 m² e carga de incêndio específica inferior ou igual a 1.000 MJ/m²; Os elementos estruturais de cobertura da edificação (tais como tesouras, vigas de cobertura, terças, etc.). Cuidado! Não se aplica a coberturas que tenham função de piso, mesmo que seja apenas para saída de emergência.
Segundo a NBR 14432/2001, estão isentas da necessidade de resistência ao fogo, em seus elementos construtivos, das edificações: Cuja área total seja menor ou igual a 750 m²; Com até dois pavimentos, cuja área total seja menor ou igual a 1.500 m² e carga de incêndio específica inferior ou igual a 1.000 MJ/m²; Os elementos estruturais de cobertura da edificação (tais como tesouras, vigas de cobertura, terças, etc.). Cuidado! Não se aplica a coberturas que tenham função de piso, mesmo que seja apenas para saída de emergência.
Os estabelecimentos e edificações, sejam eles comerciais ou não, devem contar com o PPCI, que é a sigla para “Plano de Prevenção Contra Incêndios”. Junto ao AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e uma série de outras licenças e documentos, o PPCI é um documento essencial para que o espaço atue de forma regulamentada e legal.
Os estabelecimentos e edificações, sejam eles comerciais ou não, devem contar com o PPCI, que é a sigla para “Plano de Prevenção Contra Incêndios”. Junto ao AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e uma série de outras licenças e documentos, o PPCI é um documento essencial para que o espaço atue de forma regulamentada e legal.
Proteção contra Incêndios em Cozinhas industriais e residenciais Os restaurantes, bares, cozinhas industriais e residenciais são ambientes propícios para a propagação de focos de incêndio. Isso porque esses estabelecimentos trabalham com substâncias inflamáveis em alta temperatura, como o óleo, além de constante uso de fogões e outros itens de aquecimento. Por esse motivo, é necessário investir em um bom sistema de incêndio em cozinhas, como forma de prevenir, evitar e controlar o alastramento de chamas.
A anotação de responsabilidade técnica, conhecida pela sigla ART é um documento criado por lei, que deve ser expedido sempre que desenvolvida uma atividade técnica no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
O Registro de Responsabilidade Técnica é um documento obrigatório para a realização de serviços e atividades – previstas no Artigo 3º da Resolução CAU/BR Nº 21 – de competência de arquitetos e urbanistas. É o RRT que comprova que o profissional ali empregado, é registrado e possuí as habilidades técnicas necessárias. Sempre que se tratar de serviços do Grupo Execução, a RRT deve ser emitida antes do início da atividade. Para os demais Grupos, o documento deve acompanhar o serviço até o seu término. A única exceção a estas regras, é em caso de emergência oficialmente decretada. Mais à frente no texto vou apresentar todos os 7 Grupos de atividades que os profissionais registrados no CAU podem realizar.
Detectores disparam o alarme de incêndio, apontam local em que ocorre o problema e, em alguns casos ativam o mecanismo de combate.
A HELP conta com 5 áreas de atuação, sendo elas: Placas fotovoltaicas, incêndios e alarmes, para-raios, impermeabilização e bombas d‘água. A HELP Sistemas de Incêndio e Construção Civil foi fundada em 1989 por um engenheiro civil que queria fornecer soluções para Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndios para edifícios industriais, comerciais e residenciais
Existem vários tipos de extintores para cada tipo de incêndio. O incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um. Cada tipo de extintor deve ser identificado quanto ao seu uso e sua indicação. É recomendável que se tenha mais próximo os extintores que combaterão o fogo em caso de incêndio de materiais próximos. Descubra agora quais os tipos de extintores existente e suas classificações, seus usos indicados e como identificar devidamente os extintores em projetos de combate a incêndio.
Subir ou descer com segurança é o mínimo que se espera quando há uma escada a ser acessada, principalmente em situações de emergência. E nesse sentido, o Corpo de Bombeiros vem trabalhando bastante para garantir segurança à sociedade.
A porta corta-fogo está entre os equipamentos mais importantes na proteção, pois são essenciais para evitar a propagação de chamas.
Uma bomba de água pode resolver seus problemas. Elas são essenciais para transferir a água de um local para outro. São amplamente utilizadas na agricultura, mas também atende o uso doméstico, colaborando no abastecimento de uma casa ou propriedade, prédios e até indústrias.
Afim de garantir que o sistema de sprinklers funcione perfeitamente, é necessário ter o apoio de um profissional especializado da HELP para determinar a pressão da água, a área, altura e a temperatura adequadas para um combate efetivo de incêndios primários. É fundamental que os sprinklers estejam de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) específicas para o produto e que tenham sido aprovados nos testes realizados pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
De acordo com a norma NBR5419, descargas atmosféricas na terra podem ser perigosas para as estruturas e as linhas de energia e sinal. Durante as quedas de raios, a troca de energia ocorre e isso pode culminar em destruições de edifícios e de instalações. Se for necessária a instalação de um SPDA na proteção da edificação, é imprescindível verificar qual o nível de proteção pela NBR5419.
A Compartimentação de Área é uma medida de segurança contra incêndio destinada a impedir a propagação de incêndio do pavimento de origem para outros ambientes e que podem ser implantadas no plano vertical e horizontal. O custo dos empreendimentos são afetados quando há necessidade de compartimentações verticais e horizontais, alterando características de fachadas arquitetônicas, ambientes internos que podem mudar a iluminação e a distribuição. Há a necessidade de elementos que previnam a disseminação das chamas entre ambientes e andares, com segurança, seguindo as normativas técnicas específicas.
Para se previnir contrate a HELP para que possamos instalar um Para-Raios em sua residência, prédio, indústria ou empresa. Os para-raios são conectados à Terra por fios condutores, que oferecem um caminho de baixa resistência para as descargas elétricas atmosféricas (raios). O objetivo do para-raios, entretanto, não é o de atrair os raios para si, mas o de oferecer um caminho pelo qual eles possam atravessar, de modo a produzir a menor quantidade de danos possível.
Os condomínios e imóveis residenciais possuem algo em comum: cozinhas e banheiros. E um dos itens indispensáveis nesses ambientes é o sistema de gás. Também conhecido como gás encanado ou gás canalizado, consiste em uma forma de organização para melhor distribuição do recurso nos cômodos, seja para a preparação de alimentos ou aquecimento de chuveiros, torneiras e pias.
As bombas são equipamentos pensados para resolver problemas como transportar a água de um ponto ao outro para chegar até a caixa d’água ou ajudar quem sofre com inundações, podendo ser usada em diversos ambientes como residências, edifícios comerciais, industriais, no setor agrícola, entre outros.
Os detectores de gás glp e natural podem soar um alarme para operadores na área onde o vazamento está ocorrendo, dando-lhes a oportunidade de sair. Geralmente eles emitem um sinal visual (lampadas de led vermelhas são acesas) e também sonoros, fora como dito acima podem cortar o abastecimento de gás
Sem uma válvula de corte de segurança de gás, sua casa pode estar em perigo. Leva apenas alguns minutos para o vazamento de gás de uma linha de gás rompida ou desconectada para criar um incêndio ou explosão devastadora.
O Brasil é a região que mais recebe raios no mundo: cerca de 50 milhões de descargas do tipo acontecem todos os anos em nosso país. A falta de manutenção ou até inexistência de para-raios ou Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) pode trazer prejuízos, acidentes e até risco de morte para quem vive no condomínio.
Em um sistema de proteção contra incêndios de uma edificação, há uso dos mais diversos equipamentos capazes de trazer segurança e resistência ao fogo. Um dos equipamentos que é indispensável a qualquer método de prevenção ao combate ao fogo é a bomba de combate a incêndio.
A NR 23 estabelece o que é obrigatório as empresas do Brasil referente a proteção e prevenção contra incêndios.
Todo mundo sabe que fatores como a umidade, a infiltração e o mofo são inimigos das obras residenciais e do décor da nossa casa. Mas pouca gente sabe explicar ao certo o que é impermeabilização e como essa técnica funciona na proteção de esquadrias, lajes e estofados, entre outras funcionalidades da obra.
Existem diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Um incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um.
A inspeção de um SPDA está para a proteção contra descargas atmosféricas, assim como a manutenção preventiva automotiva está para a sua segurança e dos seus familiares.
A Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros, AVCB, é um registro fornecido pelo Corpo de Bombeiros que irá documentar o local vistoriado e certificar se uma edificação está de acordo com as determinações da legislação quanto à segurança contra o incêndio.
O termo bomba de água é um nome comum para um grupo amplo de produtos, que, em muitos casos, são usados para transferir água sob pressão.
É bem provável que você já ouviu falar em SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas). Ele é popularmente conhecido como para-raios. O seu objetivo principal é minimizar/impedir o impacto das descargas atmosféricas. Se ainda não está familiarizado com o SPDA, não precisa ficar preocupado, neste texto nós vamos explicar tudo sobre ele.
O dispositivo sprinkler é utilizado para combater incêndios. Ele é composto de um bulbo que é um elemento sensível.
Nas construções, a impermeabilização de laje é muito importante, pois através dessa técnica é possível proteger superfícies e estruturas dos danos ocasionados por raios solares, incidência de chuva nas áreas expostas e outras danificações causadas em estruturas, mesmo que estas não estejam expostas.
O termo bomba de água é um nome comum para um grupo amplo de produtos, que, em muitos casos, são usados para transferir água sob pressão.
Tempestades podem ser sistemas climáticos intensos que produzem ventos fortes, chuva forte, raios e trovões. Poderosos raios podem atingir árvores, corpos d'água, veículos e até edifícios. Raios podem causar quedas de energia, danos às estruturas e possivelmente ferimentos graves. Assim, as medidas de segurança contra raios devem ser incorporadas por todos os setores.
O teste hidrostático das mangueiras de incêndio é um aspecto importante de qualquer inspeção do sistema de incêndio e, usando uma bomba de teste hidrostática, determina a facilidade de manutenção e a segurança da mangueira de incêndio.