Se engana aquele que acha que as cores de tubulação industrial são meramente decorativas ou foram escolhidas para deixar o ambiente “bonitinho”. A cor da tubulação é determinada para permitir identificar com clareza o conteúdo e a função de cada sistema.
Para garantir que todas as empresas usem os mesmos critérios de escolha, existe a padronização das cores de tubulação industrial conforme norma ABNT NBR 6493.
O que é a NBR 6493?
A NBR 6493 é uma norma que define os critérios para a escolha das cores utilizadas na identificação de tubulações industriais, que tenham a função de transportar fluidos, materiais fragmentados ou condutores elétricos.
Além de definir as cores, a NBR 6493 também estabelece as recomendações para a aplicação das mesmas, indicando a forma como devem ser dispostas nos tubos, de acordo com a sua função e conteúdo transportado.
Qual o objetivo da norma NBR 6493?
O objetivo dessa norma é reduzir os riscos e prevenir acidentes por meio da padronização das cores utilizadas para identificar os diferentes tipos de tubulação.
A norma é essencial para garantir a segurança e a eficiência das instalações industriais, permitindo que os operadores possam reconhecer rapidamente com quais materiais eles estão lidando numa situação de emergência.
Qual é a função das cores nas tubulações industriais?
As cores são utilizadas em áreas industriais para identificar áreas de risco, facilitar a localização de instrumentos de segurança, etc. No caso das tubulações, as cores de identificação mostram qual o fluido transportado por elas.
Sistema de cores e significados
O padrão adotado é o sistema de cores de Munsell, criado pelo professor Albert H. Munsell na primeira década do século XX e usado ainda hoje nas áreas de engenharia elétrica, engenharia ambiental, agronomia e diversos setores da indústria obedecendo códigos pré-estabelecidos em tabela para padronização.
Vermelho – Tubulação do sistema de combate à incêndios
Cor utilizada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndios.
Amarelo – Gases não liquefeitos
A utilização desta cor é indicada para identificar as tubulações de gases não liquefeitos, como o GLP, por exemplo.
Azul – Ar comprimido
A cor azul indica que a tubulação é pressurizada por ar comprimido. Desde a saída do compressor, passando pela derivação na parte interna da unidade fabril até a máquina que recebe a automação pneumática, todos os tubos devem ser demarcados com esta cor.
Verde – Água
A cor verde é utilizada para identificar as tubulações condutoras de água para o processo industrial.
Há outras cores empregadas em instalações industriais como, por exemplo:
- Cinza claro para vácuo;
- Cinza escuro para eletrodutos;
- Ranco para vapor;
- Laranja para ácidos;
- Marrom para materiais fragmentados, minério e petróleo bruto;
- Preto para inflamáveis e óleos de alta viscosidade;
- Lilás para lixívia, álcalis e soda cáustica.
As cores podem ser de dois tipos. A cor principal é aquela que caracteriza o fluido que corre pela tubulação. Ela pode ser pintada por toda a tubulação ou em forma de faixas.
O outro tipo é a cor adicional que é usada apenas nas extremidades das faixas de identificação. Ela é utilizada quando é preciso identificar um número maior de produtos.
NBR 6493 e segurança nas tubulações industriais
Você viu a importância da NBR 6493 para a segurança de uma indústria. Afinal, ela nos dá um padrão das cores de tubulações industriais que é essencial para a identificação dos tubos em situações de emergência.