As normas do Corpo de Bombeiros preveem a adaptação das saídas de emergência como item de segurança indispensável contra incêndio e pânico. Por isso, edificações que possuem rampas ou escadas precisam adequar o corrimão e guarda-corpo para adquirir o certificado de vistoria.
Corrimão e guarda-corpo além de serem essenciais para a segurança, também ajudam no trânsito e acesso dos ocupantes e, por isso, possuem uma regulamentação específica: a NBR 14718, que é formada por exigências mínimas que ajudam na entrada do Corpo de Bombeiros ao local e na saída da população em casos de sinistro.
A instalação de corrimão e guarda-corpo precisa seguir algumas diretrizes para melhor eficácia. No caso do corrimão, ele precisa permitir ser agarrado fácil e confortavelmente, sem bloqueio ao longo da sua extensão. Por isso, se a parte for circular, seu diâmetro deve variar entre 38 e 65 mm com afastamento de, no mínimo, 40 mm de parede ou guarda para que a mão possa deslizar.
Além disso, os corrimãos precisam estar posicionados entre 80 cm e 92 cm acima do nível do piso, mas, em alguns casos, a norma permite que seja instalado mais de um corrimão em diferentes alturas, dependendo dos ocupantes da edificação. Sempre que possível, é recomendado aumentar o corrimão pelo 0,3 m no início de fim da escada com as extremidades voltadas para a parede, isso ajuda o deslocamento de deficientes visuais e dos demais ocupantes em situação de emergência.
Já o guarda-corpo é obrigatório em terraços, mezaninos, rampas, escadas e outros, de ambos os lados. Sua altura, medida internamente, deve ter, no mínimo, de 1,05 m, mas, em escadas internas, pode ser reduzida para até 0,92 m, quando medida verticalmente do topo do guarda-corpo a uma linha que una as quinas dos degraus. Contudo, em caso de escadas externas, quando tem mais de 12 m acima do solo, a altura precisa ter, no mínimo, 1,30 m.
Os guarda-corpos formados por grades ou telas devem atender os seguintes aspectos:
A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 99135-1242 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.