Antes, é interessante entender que existem dois tipos de documento que autorizam o funcionamento das atividades previstas, conhecidos como alvará do bombeiro, que variam de acordo com as características da construção. O AVCB (Auto de Vistoria) é destinado a edificações de grande porte, que oferecem alto risco de incêndio ou que têm alta movimentação de pessoas. Já o CLCB (Certificado de Licença) serve para os imóveis menores e com menos riscos de emergências.
Qual a importância da segurança contra incêndio?
Segundo o Instituto Sprinkler Brasil (ISB), nos primeiros 8 meses de 2023 foram notificadas 1415 ocorrências de incêndios estruturais no Brasil, o que representa uma alta de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na época, foram registrados 1.334 ocorrências. Esse número pode ser ainda maior, já que há subnotificação de casos – nem todos os princípios de incêndio são relatados às autoridades.
O fogo tem um imenso poder de destruição e pode causar danos irreversíveis às estruturas das edificações e prejuízos financeiros de grande proporção e ainda colocar em risco a vida de quem circula pelo local, sejam moradores, clientes, funcionários, prestadores de serviços ou outros frequentadores. Por isso, é essencial pensar na segurança contra incêndio como uma das medidas mais importantes para proteger os locais e as pessoas.
O que fazer para obter um sistema de incêndio certificado?
Para obter um sistema de incêndio certificado, é preciso contratar uma empresa especializada, que conte com engenheiros especialistas na área. Isso porque existem normas técnicas e leis que devem ser seguidas para que as medidas sejam realmente eficientes. Outro ponto importante é que empresas especializadas contam com equipamentos específicos para a realização de testes, por exemplo, e consequentemente emissão de laudos técnicos que atestam que o sistema funciona de acordo com o esperado.