A instalação de um sistema de detecção e alarme de incêndio é fundamental para empresas de todos os portes que buscam ampliar a segurança dos ambientes e de seus funcionários. Inclusive, em todos os estados já é obrigatório o uso destes sistemas em espaços de grande aglomeração ou circulação de pessoas.
O sistema de detecção e alarme de incêndio é diferenciado pelo modo de operação e instalação e pode ser classificado como endereçável ou convencional. Portanto, é normal que surjam algumas dúvidas para entender qual é o sistema ideal para cada ambiente.
Neste texto iremos explicar um pouco funcionamento do sistema de detecção e alarme de incêndio convencional e endereçável
Antes de explicarmos mais sobre cada sistema de detecção e alarme de incêndio, é importante entender o funcionamento da solução como um todo. Os principais equipamentos de acordo com a NBR 17240, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são:
Sistema Convencional
Utilizado muito em condomínios, o sistema de detecção e alarme de incêndio convencional é ideal para quando não há necessidade de se determinar a localização específica do foco de incêndio. Pois no sistema convencional, os dispositivos são responsáveis pela cobertura de uma zona ou setor.
Portanto quando houver algum disparo, a central consegue informar em qual deles ocorreu o incidente, porém, sem identificar o ponto exato.
Assim, para usar o sistema convencional, o ambiente não deve abranger grandes áreas para não dificultar a localização do exato ponto da ocorrência.
Sistema Endereçável
Os sistemas endereçáveis são denominados desta forma pois a tecnologia endereçável permite que cada dispositivo, seja ele um detector e/ou acionador conectado a uma central, receba um número que é chamado de “endereço”. Esta função permite a identificação do ponto exato da ocorrência de um sinistro.
As centrais de alarme de incêndio endereçáveis são geralmente utilizadas em grandes ambientes devido à sua tecnologia. Deve-se lembrar que os sistemas endereçáveis utilizam protocolos proprietários, ou seja, os dispositivos instalados nas centrais devem possuir o mesmo tipo de comunicação.
Os sistemas endereçáveis são subdivididos em duas classes: A e B.
Os sistemas endereçáveis do tipo Classe A são todos circuitos que possuem uma fiação de retorno à central, de forma que uma eventual interrupção em qualquer ponto não implique em paralisação parcial ou total de seu funcionamento.
Os sistemas endereçáveis do tipo Classe B trata-se de todo circuito onde não existe uma fiação de retorno à central, de forma que uma eventual interrupção em qualquer ponto deste circuito implique na paralisação parcial ou total de seu funcionamento, utilizando protocolo de comunicação unidirecional. Esse tipo de instalação tem como principal diferencial a redução de cabos, gerando uma maior economia, informando a localização exata do dispositivo em alarme.
É importante ressaltar que ambos os sistemas exigem manutenção periódica para um funcionamento correto, conforme exigido pela NBR 17240. Isso ocorre pois eles não detectam falhas e defeitos nos dispositivos (detectores e acionadores) de forma automática.
Depois de explicarmos os tipos, classes e detalhes dos sistemas convencional e endereçável, nós vamos trazer os principais pontos de cada um deles para ajudar você a escolher o mais adequado para o seu caso.
Sistema convencional | Sistema endereçável |
Menor custo | Informações sobre a localização precisa do foco de incêndio |
Muito funcional para ambientes onde não é necessária uma grande precisão de localização | Detecta falhas nos dispositivos e cabos e pode funcionar mesmo com a interrupção de algum circuito (Classe A) |
Conformidade com a norma NBR 17240 – ressaltando que é necessária manutenção preventiva de forma periódica | Conformidade com as normas NBR 17240 – ressaltando que é necessária manutenção preventiva de forma periódica |
A HELP fornece centrais de alarme convencional e endereçável, agora que já especificamos as diferenças entre eles, você pode decidir qual melhor se encaixa às suas necessidades. Além disso, a empresa conta com profissionais treinados e capacitados para atender a demanda de clientes da melhor maneira possível.
Para saber mais sobre sistema de detecção e alarme de incêndio,clique aqui.
A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 98115-9940 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.