O sistema fixo de combate a incêndio que utiliza como agente extintor Dióxido de Carbono (CO2) é exclusivamente indicado para locais sem a presença ou circulação humana, pois diminui a propagação das chamas devido ao seu efeito de absorção do oxigênio existente no ambiente.
O Dióxido de Carbono é um gás incolor, inodoro e eletricamente não condutivo que atua na extinção de incêndios mediante a criação temporária de uma atmosfera inerte, reduzindo a concentração de oxigênio, na área onde é aplicado, para níveis inferiores a 15% inibindo assim a possibilidade de combustão da maioria dos materiais.
O sistema fixo para aplicação é um sistema dotado de acionamento automático e/ou manual, totalmente projetado para atender às características específicas de cada situação de modo a associar máxima eficiência à economia.
Estes sistemas também podem ser projetados de maneira que permita a proteção de dois ou mais riscos, onde a possibilidade de incêndio simultânea seja remota, com um único sistema através da utilização de um dispositivo seletor, que controla a quantidade de agente a ser descarregada em cada ambiente.
O sistema automático e/ou manual consiste em cilindros de aço, onde é armazenado o agente extintor, dotado de válvulas para acionamento, detectores térmicos, termovelocimétricos e de fumaça, mecanismos de acionamento elétricos ou pneumáticos, tubulações e bicos difusores, dimensionados para promover a extinção de modo eficaz, possibilitando a rápida normalização das atividades na área afetada.
Em função do projeto, outros componentes serão incluídos na instalação: Painéis de controle, centrais de acionamento remoto, sistemas detetores, alarmes, fixações, etc.
Cilindro para armazenamento de gás carbônico (CO2), fabricado com tubo de aço Mannesmann SAE-1541, sem costura, beneficiado com tratamento térmico adequado, com diâmetro nominal externo de 273 mm e interno de 10″, capacidade volumétrica mínima de 66,2 litros, para 45 kg de CO2 , pressão de teste de 250 kgf/cm2 e pressão de trabalho de 150 kgf/cm2 , dotado de colar válvulas e capacete, rosca interna de 1″ NPT e fabricado de acordo com as especificações NBR-12.790/12.791 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Fabricada em latão F1603, com sede em resina antiaderente em fluorpolímero, dotada de haste de comando, pino de segurança e válvula de segurança dimensionada de acordo com a capacidade do cilindro. Operável manual ou automaticamente para operação a 2.000 lb./pol2 (140 kgf/cm2 ).
Construído em estrutura de aço perfilado SAE-1020, é dotado de berços, braçadeiras, vigas centrais, laterais, de apoio e de pesagem.
Fabricado em aço ASTM A 106, executado de acordo com as normas da NFPA (National Fire Protection Association), possuindo válvulas de retenção individual por cilindro conectado e conexões soldadas e testadas hidraulicamente à pressão de 150 kgf/cm2.
As conexões flexíveis de interligação dos cilindros ao tubo coletor são de borracha, com dupla trama interna de aço, pressão de operação de 100 kgf/cm2 e conectores em aço bicromatizado para alta pressão, testados a 150 kgf/cm2, com roscas de 3/4″ NPT macho e 3/4″ BSP fêmea giratória.
Cada cilindro possui válvula de retenção em latão com roscas 3/4″ NPT, esfera de aço inox e sede em resina antiaderente em fluorpolímero, adequadamente posicionada, conforme normas NFPA 1154/12, a fim de possibilitar a desconexão dos cilindros sem afetar o perfeito funcionamento da bateria.
Opera os cilindros por ação eletromagnética e mecânica atuando em direção axial e alimentado por tensão nominal de 24 VCC, com absorção de 1,7 A, curso de 20 mm e força de tração de 120 N, liberando, por meio de dispositivo especial, um peso de 7 kg. Fabricado em aço SAE-1020, é conectado a um cabo de aço que, por sua vez, está preso ao sistema de disparo da solenóide.
Instalada em todos os ramais de distribuição de gás que se destinam aos riscos, é fabricada em bronze fosforoso e dimensionada para suportar altas pressões, possuindo internos em latão, vedação em Buna-N, roscas NPT de entrada e saída e alavanca de acionamento. Pressão de teste de 150 kgf/cm2 para operação a 75 kgf/cm2. Acionada por dispositivo eletromagnético de atuação axial alimentado por tensão de 24 VCC, absorção de 1,7 A, curso de 20 mm e força de tração de 120 N.
Dimensionada de modo a permitir o escoamento do CO2 aliviando a pressão e evitando assim a ruptura dos tubos e conexões da rede de distribuição entre os cilindros e a válvula direcional, em caso de falha de operação do sistema. Fabricada em latão, com disco de ruptura em bronze fosforoso e roscas 3/4″ NPT, atua entre 125 e 135 bar.
Totalmente modular, em estado sólido, dotada de conectores dourados tipo “plug-in” montados em bastidores modulares extensíveis, para futuras expansões, inclui fonte de alimentação carregador e baterias.
Sinalizador audiovisual eletrônico, composto por iluminação pulsante em emergência e sonorização em freqüência elevada com 8 dB a 1,0 m.
Carcaça de policarbonato injetado, contendo botão auto-travante que opera um microswitch com contatos para até 110 V e 0,4 A, dotada de tampa de vidro, a ser quebrada em caso de incêndio.
Fabricada em aço laminado bicromatizado e possuindo dinamômetro para leitura, permite a pesagem individual dos cilindros sem que seja necessário desligar totalmente o sistema.
Fabricada em aço carbono com tratamento anti-corrosivo possui sede em resina antiaderente em fluorpolímero laminado, esfera de inox 304, e roscas NPT é testada a 98,1 bar sendo provida de alavanca de acionamento manual.
Confeccionados em alumínio liga silício-magnésio fundido por processo shell-molding, possui entradas de diâmetro 1/2″ ou 3/4″ com rosca NPT e orifício calibrado de acordo com a aplicação desejada.
Os bicos nebulizadores foram projetados para efetuar a descarga CO2 utilizando a pressão dos cilindros e assegurar a correta concentração e distribuição do gás no ambiente, sem congelamento. Fabricado em latão, possui orifícios ajustados para permitir a descarga no tempo adequado às necessidades de cada projeto.
Cada difusor possui marcação devidamente sinetada no corpo, visível mesmo após a instalação e de acordo com tabela NFPA 12-1-10.4.4 (a).
Pistão pneumático de corpo sch-80 e jogos internos em aço SAE-1020, bicromatizado. É acionado pela pressão advinda dos cilindros pilotos ou das caixas de acionamento manual, por CO2, descarregando as baterias. Possui curso de 130 mm e diâmetro de 88 mm.
Dispositivo em latão ASTM B-21 e microrruptor, com contatos secos para 6 A a 250 VCA e 10 A a 24 VCC. Pressão de teste de 130 bar e pressão de trabalho de 75 bar.
Tipo bi-metal, ajustável em fábrica para temperaturas entre 0 ºC e 360 ºC, à prova de tempo e explosão, sensível a temperaturas, possui carcaça em aço inox 304, conexão niple macho ou de passagem com diâmetro de 3/4″ , sendo certificado pelo Instituto Eletrotécnica da USP, sob o nº 33.109.
Opera de acordo com os princípios de luz difusa (princípio de Tyndall). Um diodo semicondutor emissor de luz (LED) e um fotodiodo são instalados em uma câmara no formato de labirinto, de modo que somente luz difundida por partículas de fumaça atinja o fotodiodo, enviando um sinal até a estação de alarme se um determinado valor limite for superado por duas vezes.
Modelo BD 57 Siemens, entram em estado de alarme quando a temperatura do ambiente ultrapassa a temperatura máxima para a qual o detetor foi ajustado.
A manutenção é extremamente importante para um sistema de combate a incêndio devendo ser realizada por pessoal autorizado pela HELP e de acordo com o preconizado pelas normas NFPA e pelo Guia Técnico do SISTEMA CO2.
Importante: A manutenção realizada por pessoal não autorizado pela HELP implicará em perda da garantia.
A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 99135-1242 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.