Deve-se evitar que um incêndio, caso iniciado torne-se incontrolável, pois nessa situação, certamente ocorrerão perdas significativas.
O risco de início de incêndio, sua intensidade e duração estão associados a:
Pode parecer uma pergunta boba, mas saber o que é fogo é essencial para entender melhor sobre os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio.
O fogo é um processo químico que requer três coisas: oxigênio, combustível e uma fonte de ignição. Sem um desses fatores, um incêndio não pode começar.
Em todos os processos químicos, as moléculas se rearranjam e a energia é absorvida ou expelida. Quando um incêndio começa, ocorre um processo chamado oxidação, o mesmo processo que faz com que o metal enferruje.
A oxidação acontece quando átomos de oxigênio se combinam com carbono e hidrogênio para formar dióxido de carbono e água. Quando o metal enferruja, o processo acontece muito lentamente, mas quando um fogo queima, o calor e a energia são liberados muito rapidamente.
A taxa de oxidação é especialmente rápida com fontes de combustível, como papel e madeira. Quando o calor não consegue se dissipar mais rápido do que o criado, ocorre a combustão.
É isso que cria a chama e o calor que chamamos de fogo. Fumaça composta de partículas não queimadas, água evaporada e dióxido de carbono também são produzidos, embora com um processo de queima mais limpo produzirá menos fumaça.
Uma vez iniciado, é provável que um incêndio no prédio se espalhe até que todo o combustível seja consumido. Isso pode ter consequências devastadoras para sua casa ou empresa, especialmente sem um sistema de sprinklers.
Entendendo como o fogo se espalha, você pode estar melhor equipado para apagá-lo e minimizar seus avanços durante os cinco primeiros minutos, cruciais para o aumento das chamas. Veja abaixo os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio:
Muitos fatores descritos acima são difíceis — ou mesmo impossíveis — de serem eliminados de um edifício. Por isso, ter um sistema contra incêndio completo, contando com sprinklers e alarmes, é fundamental para reduzir ou mesmo evitar completamente os danos das chamas.
A probabilidade de acidente fatal em incêndios é comparativamente baixa.
O tempo de desocupação de uma edificação em situação de incêndio é função da sua forma (altura, área, saídas etc.), da quantidade de pessoas e da mobilidade delas (idade, estado de saúde etc.). As medidas necessárias de segurança são diferentes quando aplicadas a edifícios altos em relação a edifícios, hotéis, lojas e teatros, em relação àqueles com ocupantes saudáveis.
O risco de morte ou ferimentos graves pode ser avaliado em termos do tempo necessário para alcançar níveis perigosos de fumaça ou gases tóxicos e temperatura, comparado ao tempo de escape dos ocupantes da área ameaçada. Isso significa essencial na proteção da vida contra um incêndio.
Devem ser tomados os devidos cuidados para limitar a propagação da fumaça e do fogo, que pode afetar a segurança das pessoas em áreas distantes da origem do incêndio ou mesmo entre edifícios vizinhos.
A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 98115-9940 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.