Uma bomba de água pode resolver seus problemas. Elas são essenciais para transferir a água de um local para outro. São amplamente utilizadas na agricultura, mas também atende o uso doméstico, colaborando no abastecimento de uma casa ou propriedade, prédios e até indústrias.
São vários os modelos de bomba d’água que podem ser encontrados no mercado. Isso porque cada um deles vai atender uma diferente área, de acordo com a necessidade de cada consumidor.
As bombas d’água são indicadas para:
A bomba submersa é um dos modelos de bomba d’água que foi criada para funcionar durante todo o tempo de operação abaixo do nível da superfície. Ela é usada principalmente em projetos de poço artesiano ou semi-artesiano.
O conjunto do motor e da bomba deve ser instalado dentro do poço, abaixo do nível dinâmico, e vale ressaltar que esse equipamento funciona de forma silenciosa, além de não precisar de manutenção periódica, se corretamente instalada e especificada.
Para realizar o controle e a indicação do volume de água no interior dos reservatórios ou dos poços artesianos, recomenda-se também a instalação de uma boia de nível que pode ajudar nisso com precisão.
Já as bombas submersíveis atuam dentro d’água por um determinado tempo e depois do uso devem ser retiradas do líquido para secar e então serem guardadas. Elas não permanecem na água por período indeterminado como as submersas e são indicadas principalmente para o esgotamento de água pluvial ou de esgotos, que apresentam detritos.
Pode-se encontrar bombas submersíveis que bombeiam apenas água limpa e outras que realizam a pressurização de água poluída, com partículas sólidas.
As bombas centrífugas são usadas principalmente para transferir um alto volume de água para os reservatórios localizados em grandes alturas e também para o recalque de água em geral, tais como em fontes e em cascatas, quando a transferência da água costuma acontecer a uma baixa pressão.
Esse modelo de bomba d’água pode ser usado em regiões secas e é recomendada a instalação da válvula de retenção, já que a bomba centrífuga opera em locais com até sete metros de profundidade.
A bomba autoaspirante é também um tipo de bomba centrífuga, já que opera acima do solo. Porém, ela dispensa a instalação da válvula de retenção, por ter a capacidade de encher a tubulação de sucção e ter sido desenvolvida para realizar a transferência de água impedindo que ela retorne. Elas são indicadas para poços ou reservatórios de até 80 metros de profundidade.
Outro tipo de bomba centrífuga é a bomba periférica. Ela também funciona acima do solo, ela é recomendada para locais de até 7 metros de profundidade e apresenta melhor desempenho ao transportar um baixo volume de água, porém em alta pressão. A bomba periférica depende da instalação da válvula de retenção para que a água retorne ao reservatório ou poço de origem.
O investimento para adquirir esse modelo de bomba d’água é menor.
As bombas injetoras são bombas de superfície que trabalham em alta pressão e podem puxar a água de 20 a 40 metros de profundidade. Para instalar esse tipo de bomba, são necessários dois tubos: um de sucção e outro injetor.
Antes de escolher a melhor bomba para o seu projeto, é preciso se informar de maneira detalhada sobre os modelos de bomba d’água e analisar qual equipamento é mais adequado para as suas necessidades.
É necessário verificar o diâmetro, a profundidade e a vazão do poço ou reservatório que irá receber a bomba, bem como as características específicas da bomba, como a potência e a capacidade de bombeamento.
Para saber mais sobre Bombas D’água, clique aqui.
A HELP é uma empresa especializada em projeto hidráulico, fornecimento e instalação de Bombas d’água. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Também fazemos projeto e execução de Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndios em sua edificação. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 98115-9940 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.