fbpx
83 / 100

Segundo a NBR 13.714/2000, os sistemas de hidrantes e de mangotinhos para o combate à incêndios são sistemas compostos por pontos de saída de água que contém válvulas angulares com seus adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e demais acessórios.

O sistema de mangotinhos, em muito, se assemelha ao sistema aplicado em hidrantes. Sua diferença está no fato de que os mangotinhos serem feitos com base em mangueiras semi-rígidas, como aquelas de postos de gasolinas, que usamos ao abastecer. Seu diâmetro também é um pouco diferente, chegando a 25mm (frente hidrantes que possuem mangueiras de até 63mm), com vazão de água também inferior aos hidrantes comuns.

O sistema de hidrantes possuí vazão maior e, por isso, grande capacidade de extinguir incêndios. Contudo, o diâmetro da mangueira e a força que é preciso para movê-la, requer, muitas vezes, mais de uma pessoa, durante sua utilização. Nesse ponto, o sistema de mangotinhos funciona de maneira mais simples, caso seu uso seja imediato. Mangueira menor, vazão menor, logo, peso menor e facilidade de manuseio.

Hidrantes de Parede

 

Esses hidrantes especificados pela norma são também conhecidos como hidrantes de combate. São dispositivos que atuam de forma ativa no combate às chamas, pois dependem da ação de alguém para assim fazê-lo, no caso os bombeiros. Podem ser instalados em nichos, abrigos com portas metálicas ou de vidro, o importante é sempre manter-se próximo à tomada da água as mangueiras para que se possa fazer o rápido acoplamento das peças e dar-se início ao combate.

A água que abastece os hidrantes de combate vem da reserva técnica de incêndio, que nada mais é que um volume dentro dos reservatórios destinado, exclusivamente para o combate às chamas. Preferencialmente este volume deve ficar em posição acima dos hidrantes, para que se possa alimentar as tomadas d’água somente com pressão oriunda da diferença de altura porém, pode-se também optar por reservatórios inferiores e outras soluções, desde que se atenda as pressões mínimas nos esguichos das mangueiras. É importante que o projeto dos reservatórios seja concebido e executado de tal forma que sob hipótese alguma se perca esse volume de reserva.

Hidrantes de Recalque

 

Já o dispositivo de recalque, ou simplesmente hidrante de recalque é uma tomada d’água, geralmente situada no alinhamento frontal da edificação que é de uso exclusivo dos bombeiros. Nesse local, em uma situação de incêndio, os bombeiros acoplarão um caminhão pipa ou algo similar que recalcará água para dentro do edifício permitindo a contínua alimentação dos hidrantes de combate, mesmo que a reserva técnica de incêndio tenha se exaurido. Na verdade, a reserva técnica servirá para o combate inicial às chamas até que os bombeiros cheguem ao local e comecem o combate através do recalque.

Os hidrantes de recalque podem ser do tipo de coluna ou de passeio. O do tipo de coluna se configurará por uma tomada d’água aparente situada na fachada, muramento ou gradil frontal de uma edificação, é importante que ele seja pintado de vermelho e em posição destacada para facilitar sua localização em uma situação de emergência. Já os hidrantes de recalque de passeio situam-se nas calçadas, dentro de nicho no piso devidamente identificado por tampão metálico com a inscrição “INCÊNDIO”.

Mangotinhos

 

Outro dispositivo de combate dos sistemas hidráulico preventivos é o mangotinho. Assim como os hidrantes de combate e de recalque estes configuram-se por uma tomada d’água. A diferença aqui é que o diâmetro da tubulação e da mangueira é reduzido, a válvula de abertura é do tipo de fecho rápido e a mangueira deve estar sempre acoplada à tomada. Por terem um diâmetro menor e contarem com esguichos reguláveis os magotinhos necessitam de pressões elevadas, mas são bem mais leves e fáceis de manusear que os hidrantes convencionais.

Semelhante à uma mangueira de jardim, a mangueira do mangotinho fica enrolada em um carretel e difere-se das mangueiras dos hidrantes de combate por ser do tipo semi-rígida.

O sistema de mangotinhos é destinado ao início do combate às chamas pelos próprios habitantes/usuários da edificação, por isso a exigência de serem mantidos acoplados. São particularmente recomendáveis em edificações mais altas em que os bombeiros levarão mais tempo para alcançar os andares superiores.

Hidrantes Industriais

 

Em plantas industriais percebemos com maior freqüência a presença de tomadas de água porém sem caixas ou abrigos ao lado. Neste caso, a nomenclatura que toma de forma usual é Hidrante Industrial.

Trata-se de hidrantes bem específicos e calculados para combate levando em consideração vazão e pressão para proteção da edificação ou estrutura Industrial específica, com mangueiras específicas.

É fundamental ter hidrantes desse tipo, devido as atividades com potencial risco de incêndios graves. Estes hidrantes, são em sua maioria, de coluna e normalmente não estão dispostos com mangueiras, é necessário que a brigada de incêndio se desloque em posse das mangueiras no momento do combate.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat