Ao projetar, construir e finalizar uma imóvel seja ele de qual tamanho e finalidade for, há inúmeras questões que devem ser avaliadas e entre elas, as adequações às normas de segurança.
Dentre as diversas medidas de segurança de uma edificação seja empresarial ou industrial, a instalação de bomba de incêndio e todo o sistema contra esse tipo de acidente é indispensável.
Item imprescindível para o combate a incêndios em edificações, a bomba de incêndio é um equipamento que bombeia água com grande vazão para alimentar os sistemas de combate aos incêndios.
De acordo com o projeto de instalação de bomba de incêndio, sabe-se o tipo de bomba, sua capacidade e se é trifásica, monofásica, entre outras características.
Assim como todas as especificações de um projeto de segurança e prevenção de um imóvel, a instalação de bomba de incêndio deve estar de acordo com as normas que a regulamenta.
A alimentação elétrica das bombas de incêndio deve ser independente do consumo geral, de forma a permitir o desligamento geral da energia, sem prejuízo do funcionamento do motor da bomba de incêndio.
Na falta de energia da concessionária, as bombas de incêndio acionadas por motor elétrico podem ser alimentadas por um gerador diesel.
A entrada de força para a edificação a ser protegida deve ser dimensionada para suportar o funcionamento das bombas de incêndio em conjunto com os demais componentes elétricos da edificação, a plena carga.
As chaves elétricas de alimentação das bombas de incêndio devem ser sinalizadas com a inscrição “ALIMENTAÇÃO DA BOMBA DE INCÊNDIO NÃO DESLIGUE”.
Os fios elétricos de alimentação do motor das bombas de incêndio, quando dentro da área protegida pelo sistema de hidrantes devem ser protegidos contra danos mecânicos e químicos, fogo e umidade.
Dentre todos os equipamentos de prevenção e combate a incêndio, a bomba de combate a incêndio talvez seja a de função mais importante já que é responsável pelo fluxo de água em hidrantes e sprinklers com vazão superior ao normal.
O sistema de combate a incêndio consiste na instalação de uma bomba de combate a incêndio e de uma bomba de pressurização. Enquanto a bomba de combate a incêndio bombeia água para todo o sistema de distribuição dos hidrantes de uma edificação, a bomba de pressurização tem a função de manter a pressão constante.
A bomba de combate a incêndio deve ser fabricada de acordo com especificações do corpo de bombeiro e seguindo padrões técnicos da NBR-13714/200 ABNT, seu funcionamento deve ser o mais regular possível, de forma a não exercer uma pressão muito forte quando acionado apenas um hidrante nem perder pressão demasiada quando vários são acionados simultaneamente.
Se for uma opção elétrica, esta deve ter a alimentação de energia independente do restante, para que funcione separadamente e claro, para que o sistema que está em curto ou em incêndio seja desligado, pois se um bombeiro ou brigadista usar a água sem realizar a desenergização de todo o sistema serão eletrocutados, visto que a água conduz energia elétrica.
Para uso e instalação de bomba de incêndio, devem-se ter alguns cuidados, como:
Além dos cuidados acima citados, é imprescindível a manutenção periódica após a instalação de bomba de incêndio, que serão vistoriados:
Para realizar a instalação de bomba de incêndio é importante a contratação de uma empresa especializada e credenciada no CREA, como a HELP.
Com experiência no mercado de instalação de bomba de incêndio e manutenção de sistemas elétricos e sistemas de prevenção de incêndios, a HELP garante serviços com segurança, praticada por equipe experiente e qualificada.
A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 98115-9940 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.