Investir em medidas de segurança contra incêndios é fundamental para todo tipo de estabelecimento: empresas, as indústrias, hospitais, laboratórios, hotéis, restaurantes, etc.
Estão cada vez mais comuns incêndios em organizações e estabelecimentos, originários de descumprimento de normas de combate e prevenção contra incêndio.
Considerável parte desses incêndios poderiam ser evitados com a adoção dos devidos cuidados de segurança, e respeito das Normas específicas.
A NR 23, por exemplo, é válida para todos os tipos de estabelecimentos que tiverem funcionários, vez que é aplicável a todos os empregadores, impondo a adoção medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
Assim, cada estabelecimento deve verificar as condições e normas técnicas específicas aplicáveis a si, como a NR 20 e a ABNT 17505-4 que trata das situações envolvendo inflamáveis e/ou combustíveis.
Uma das Soluções Preventivas para inflamáveis e/ou combustíveis são os Armários Corta-Fogo, visando proteger e zelar pelo ambiente de trabalho, o meio ambiente e também o conteúdo armazenado nos armários, como documentos, objetos e outros tipos de artefatos. Este tipo de recurso destaca-se por sua alta efetividade aliada à sua certificação e garantia de atendimento às normas de segurança vigentes.
Para que a prevenção seja feita da melhor maneira possível aconselha-se a consultar sempre especialistas na área de prevenção e combate contra incêndios e se necessário fazer um projeto com esse fim, que analise e englobe todas as normas vigentes ao seu estabelecimento.
Além disso é necessária a implementação de EPCs eficazes e específicos para os procedimentos realizados em seu estabelecimento e de igual importância o treinamento e capacitação dos funcionários para uso do EPC.
Por fim, se no estabelecimento há armazenagem, transferência ou utilização de inflamáveis e/ou combustíveis, utilize armários corta-fogo testados e aprovados.