Os chuveiros automáticos são equipamentos formulados para combater incêndios em empreendimentos e residências. Conhecido como Sprinkler, esse sistema inteligente corta as chamas ao menor sinal de fumaça, minimizando, assim, o risco de perdas humanas ou prejuízos materiais, por não depender da chegada de terceiros ou da mobilização de uma equipe para manejar equipamentos.
Cada chuveiro automático, ou sprinkler, que faz parte da constituição do sistema é ativado separadamente para agir apenas no local onde há incêndio. Por ter essa característica de agir apenas no foco, o perigo de perdas por causa do excesso de água também é minimizado.
Esse tipo de equipamento para controlar ou extinguir incêndios é constituído por um obturador que veda o orifício de onde sairá a descarga, uma ampola com um elemento termo sensível e um defletor; tudo isso montado em torno de um corpo metálico.
Como funciona um chuveiro automático?
O bico do chuveiro é rosqueado em uma tubulação de água pressurizada aérea e, se há aumento na temperatura do ambiente, a substância da ampola expande e rompe o lacre, o que libera a água de maneira contínua para controlar o foco de calor em excesso.
Cada sistema é controlado por uma válvula de governo e um alarme. Essa válvula ativa o alarme e inicia o funcionamento do sprinkler quando necessário.
Os sprinklers, ou chuveiros automáticos, são regulamentados pela lei e classificados em cores para definir as temperaturas corretas para que aconteça esse rompimento. Entre os mais comuns, estão:
- Vermelho: 68ºC
- Amarelo: 79ºC
- Verde: 93ºC
- Azul: 141ºC
Cuidados com os chuveiros automáticos
O segredo para manter o equipamento funcionando sempre e pronto para garantir a segurança de todos é checar periodicamente os sinais de:
- Corrosão;
- Depósito de partículas no encanamento;
- Despressurização da água;
- Eficiência da ampola.
Por que usar e instalar chuveiros automáticos?
Entre todos os meios de manter a segurança de edificações, os chuveiros automáticos possuem vantagens que não se igualam a outros sistemas. Alguns exemplos são:
- Manutenção simplificada e com menor preço em comparação com outros equipamentos fixos contra incêndio;
- Pode ser instalado em locais diversos e de todos os tamanhos: apartamentos, casas, teatros, cinemas, hospitais, garagens, indústrias e muitos outros;
- Seu controle imediato do fogo dá mais tempo para a fuga de pessoas do local;
- Se o incêndio é muito grave, a água liberada ajuda a manter a temperatura do ambiente baixa para a chegada dos bombeiros e maior efetividade de seu serviço;
- Segundo o Instituto Sprinkler Brasil, o uso desses chuveiros gasta cerca de mil a 10 mil vezes menos água em relação ao atendimento padrão dos bombeiros.