Para muitos, os projetos elétricos residenciais são uma parte descartável do planejamento de reforma ou construção de uma casa, mas pessoas pensam assim porque não compreendem a importância do projeto e a quantidade de riscos que são minimizados através dele. O projeto elétrico planeja como funcionará toda a fiação elétrica e futuras instalações na residência.
Ao abrir mão desse investimento, você colocará em risco sua família e os eletrodomésticos de sua casa, pois com o dimensionamento de carga incorreto os mesmos poderão queimar e causar grandes transtornos, algo que com o projeto elétrico, será previsto e corretamente dimensionado para que não ocorra.
Os projetos elétricos também especificam o local em que ficará cada tomada, interruptor, pontos de luz e várias outras informações.
Tudo isso traz agilidade na hora da construção e evita possíveis ocorrências como: Esquecer de colocar tomadas em algum cômodo, não colocar tomadas suficientes para que o ambiente seja funcional, colocar tomadas na altura errada, má distribuição da fiação para a caixa de energia, entre outros.
Esses pequenos problemas acabam tornando os ambientes nada funcionais, práticos ou seguros aos moradores.
No primeiro momento você pode preferir não adquirir o projeto elétrico por imaginar que está economizando. Porém, o projeto elétrico é um investimento que traz muitos benefícios a longo prazo, e no final de tudo ajuda você a economizar, fazer um planejamento melhor e mais completo.
Um projeto bem elaborado evita uma série de problemas, como curto-circuito, quedas na eletricidade e muito mais. Portanto, residências que não possuem um projeto elétrico correm mais riscos, como incêndios, por exemplo.
O projeto elétrico consiste na determinação de materiais, tanto em especificação quanto em quantidade, além de como serão feitas as instalações que demandam energia elétrica após o término da obra, isso vale para iluminação e para a rede de tomadas. Nos projetos elétricos o responsável pela execução, geralmente um eletricista, possui todas as informações necessárias para fazer corretamente as instalações elétricas da obra.
Todo projeto elétrico deve ser feito por um especialista habilitado para esta função, projetos mais simples o Engenheiro Civil e um Técnico em Elétrica podem fazer, mas para projetos mais elaborados existe a exigência que seja feito pelo Engenheiro Eletricista, exigência a qual é determinada pelo órgão regulamentador CREA, que além disso exige também a emissão de uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) para aquele projeto. Isso tudo acontece por se tratar de um projeto que demanda uma alta responsabilidade, afinal, se não for bem dimensionado podem acontecer acidentes como choques, curto circuitos, dentre outros e que podem causar prejuízo e até riscos a saúde de quem estiver utilizando aquela instalação.
Muitas pessoas, principalmente quando se diz a respeito de obras menores, desprezam o projeto elétrico, isto é um erro muito grande e comum nas nossas obras hoje em dia. Economizar no projeto pode lhe custar caro mais pra frente, o projeto elétrico determina a quantidade e a especificação exata de cada material a ser comprado para sua obra, se você não tiver um projeto como irá saber estas informações? Qual será o seu prejuízo se a obra parar porque o eletricista esqueceu de pedir 1m de cabo? E se você comprar algo a mais? Com certeza este prejuízo será muito maior do que o valor que gastaria com o projeto.
Além de tudo que já falamos acima, ao contratar uma empresa ou um profissional para elaborar o projeto elétrico em uma obra, você estará com a garantia que todas suas instalações estarão de acordo com a NBR (Norma Brasileira), que por sua vez, sempre preza pela segurança do usuário e do consumidor. Vale ressaltar também, que com o projeto elétrico em mãos, é certo que sua obra não terá as famosas “gambiarras” que andam na contra mão da segurança.
Quando seguimos as instalações de acordo com o projeto elétrico, temos a garantia de que o que foi feito é o que esta projetado, portando podemos ter o conhecimento de tudo que esta no “esqueleto” da nossa obra, conhecimento o qual é muito importante caso necessite de alguma manutenção futura.
Podemos concluir que o projeto elétrico é de extrema importância para qualquer tipo e tamanho de obra, com ele temos segurança, garantia do serviço e até mesmo uma economia para a execução da obra, portanto, não economize na hora de contratar o projeto elétrico!
E você, ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a HELP que será uma honra poder te ajudar!
A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 99135-1242 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.