A utilização de bombas d’água é indicado para projetos que precisam realizar uma transferência de grandes volumes de água de um local para o outro.
Conheça os tipos de bombas d’água:
A bomba autoaspirante trabalha acima do solo e é indicado para poços ou lagos com até sete metros de profundidade. Essa é a única bomba que não exige instalação de uma válvula de retenção que é responsável por reter a água para que não retorne para dentro do poço, pois já vem embutido na bomba.
A bomba autoaspirante também faz dois importantes procedimentos: transfere grandes volumes de água e proporciona uma ótima pressão.
A bomba periférica trabalha acima do solo e é recomendado para locais de até sete metros de profundidade. A bomba periférica necessita da instalação de uma válvula de retenção, para a água não retornar para dentro do poço, com isso ela apresenta um melhor desempenho com baixo volume de água e tem alta pressão.
Uma bomba centrífuga é utilizada em regiões secas, acima do solo. Esta bomba pode trabalhar em locais de até sete metros de profundidade e também necessita de uma válvula de retenção. Ao contrário da bomba periférica, a bomba centrífuga proporciona um alto volume de transferência de água a uma baixa pressão.
A bomba submersível faz o trabalho por um determinado espaço que irá variar com a marca da bomba e, após o uso, deve ser retirada da água, para ser secada e guardada. Por isso, a bomba submersível é indicada para casos de inundações.
Já a bomba submersa é feita para ficar dentro da água e pode ficar no máximo, 20 metros de profundidade. Para poder controlar o volume da água dentro do reservatório da bomba submersa, é indicada fazer uma instalação de uma boia de nível.
As bombas injetoras trabalham em alta pressão e podem transportar a água de 20 a 40 metros de profundidade. Para poder instalar a bomba injetora, são necessários dois tubos: um de sucção e o outro de injetor.
O tubo injetor é instalado no fim da tubulação de sucção dentro do poço, com isso, um determinado volume da água é bombeada para fora do poço ou do reservatório que irá retornar por meio da tubulação do injetor aplicado.
A bomba de incêndio é utilizado para bombear uma grande quantidade de água para edificações comerciais, residenciais, industriais e entre outros. Para atendimento às necessidades de um projeto para proteção contra incêndio, é preciso saber qual a vazão e pressão ( MCA ) desejado, para a partir destes dados chegarmos ao tipo de bomba de incêndio correta, capacidade (CV) , precisamos também saber sempre se é trifásica, monofásica, tipo de conexão na sução e o recalque.
Também segundo as normas ABNT, as bombas de incêndio devem possuir local apropriado ( casa de bombas ), pois precisam estar protegidas para uso em emergências .
A bomba Jockey, também chamada como bomba de pressurização, é uma bomba para os casos em que houver um sistema com mais de seis saídas, pois ela é responsável por oferecer uma compensação das pequenas perdas de pressão.
A vazão máxima da bomba jockey deve ser de no máximo 20 litros por minuto. É muito importante que as pressões da bomba Jockey quanto a bomba principal devem ser iguais com base na medida sem vazão, conhecida como Shut-off.