A placa solar fotovoltaica é um dos principais equipamentos do sistema de energia solar, sendo responsável por realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação dos raios ultravioleta. Tire todas as suas dúvidas sobre placas de energia solar.
A placa solar é o equipamento utilizado para realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação dos raios solares. As placas de energia solar fotovoltaicas são compostas por células solares fotovoltaicas, normalmente fabricadas em silício.
Uma placa solar é fabricada a partir da implementação de células solares no painel. Dessa forma, são realizadas, primeiramente, a limpeza do vidro e a interconexão das células fotovoltaicas. Em seguida, é criado um sistema de montagem da matriz de células, e realizada a interconexão manual, com o posicionamento do EVA e backsheet.
Após esse passo, é hora de realizar a laminação da placa solar, fazendo o corte da rebarba e implantando a caixa de junção. Por fim, são feitas molduras de alumínio, o teste e a inspeção, e as placas solares são separadas e empacotadas para a distribuição e instalação.
O funcionamento das placas solares ocorre por meio da captação de luz solar e da conversão em energia elétrica pelas células fotovoltaicas. Sendo assim, os fótons colidem com os átomos do material semicondutor da placa solar, ocasionando o deslocamento dos elétrons. A partir disso, a corrente elétrica é gerada, dando origem à energia solar fotovoltaica, limpa e renovável.
Existem muitos tipos de placas solares fotovoltaicas, com diversas particularidades, desde o material utilizado até capacidade, eficiência e tamanho. As placas solares mais utilizadas são as de silício monocristalino, silício policristalino, filme fino, silício amorfo (a-Si), telureto de cádmio (CdTe), seleneto de cobre, índio e gálio (CIS/CIGS), orgânico (OPV) e híbrido (HJT).
O valor de uma placa solar irá variar de acordo com o fabricante, eficiência, tamanho e região de venda. Entretanto, pode-se estimar que o preço de uma placa fotovoltaica de 330 W, por exemplo, seja de, aproximadamente, R$ 849,00 no Brasil, dependendo da cotação do dólar.
Porém, é válido destacar que a tecnologia está em constante desenvolvimento no País, e seu preço também está em frequente queda, sendo possível adquirir o equipamento com valores mais acessíveis para a sua instalação.
A eficiência de uma placa solar, ou seja, a sua capacidade de conversão de energia fotovoltaica em elétrica, é sempre representada por uma porcentagem que leva em consideração a dimensão da placa em metros quadrados.
A incidência de luminosidade e os materiais utilizados na confecção do sistema também influenciam a eficiência de uma placa solar fotovoltaica. Percebe-se, portanto, a importância do planejamento para a instalação e cuidado na escolha dos painéis a fim de garantir a produtividade esperada.
Ao instalar um sistema fotovoltaico em sua residência, comércio, indústria ou propriedade rural, é preciso dimensionar a melhor direção para implantar os painéis solares, visando a uma melhor eficiência na geração de energia. Sendo assim, a opção ideal é voltada para o Norte, uma vez que o Sol nasce no Leste, inclinando-se para o Norte e se pondo no Oeste, logo, os painéis solares não contarão com sombras nessa parte do telhado.
Para uma residência, a quantidade de painéis solares necessários varia de acordo com a região da instalação. Portanto, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, são utilizados, pelo menos, 7 painéis solares. Enquanto isso, na região Sul, precisa-se de, no mínimo, 8 painéis solares para a instalação no telhado.
A vida útil de um sistema fotovoltaico é estimada em até 25 anos, com instalação simples e manutenção mínima durante os anos. No entanto, um painel solar de boa qualidade pode durar até 50 anos, com eficiência de 60% para a produção de energia elétrica. Dessa forma, o tempo de duração varia de acordo com os cuidados do proprietário, desde a limpeza do telhado, até regiões com maior irradiação solar, concentração de aves, entre outros.
Um dos diferenciais da instalação de painéis solares fotovoltaicos é a mínima necessidade de manutenção. Isso significa que, durante a sua utilização, as placas solares devem ser limpas, pelo menos, duas vezes ao ano em lugares com falta de chuva ou com presença de muita poeira. Contudo, em locais com um índice de chuva favorável, a limpeza deve ser feita anualmente, visando manter a eficiência do sistema fotovoltaico.
Para fazer a escolha correta, alguns fatores, como eficiência do painel solar, tolerância máxima, fabricante, tamanho, garantia, tipo e coeficiente de temperatura, devem ser analisados. Por isso, painéis solares de custo mais elevado devem ser, sim, considerados, pois podem oferecer maior qualidade e eficiência, além de uma instalação mais simples e rápida.
Em média, um único painel solar de 100 Wp pode produzir entre 12 e 20 kWh por mês. Deve-se notar que sistemas on-grid – conectados à rede – perdem cerca de 20% desse total, enquanto os off-grid – que fazem o uso de baterias – perdem até 35%.
É importante notar que, quanto maior a eficiência da placa, maior será a sua produção de energia.
Os custos de um sistema fotovoltaico completo podem ser previstos facilmente, com apenas algumas informações simples. Em nosso site, disponibilizamos um simulador solar para te ajudar a entender quanto custaria a instalação em sua casa.
O custo de instalação varia bastante de acordo com cada empresa e região do Brasil. É por isso que, na hora de procurar sobre processos de instalação de placas fotovoltaicas, vale a pena pesquisar a fundo quais opções estão disponíveis.
A instalação de placas solares precisa ser feita apenas por profissionais qualificados, que têm não só as ferramentas adequadas, mas também a experiência para garantir uma instalação correta.
Além de contar com uma rede de profissionais credenciados para atuação na área, o Portal Solar também promove cursos de especialização em energia solar fotovoltaica em parceria com a Elektsolar Innovations.
A escolha da melhor placa de energia solar fotovoltaica deve ser baseada no seu nível de eficiência, modelo e fabricante de qualidade. Dessa forma, um painel solar mais eficiente pode ser encontrado com eficiência acima de 20%, preferencialmente com módulos monocristalinos, que são mais eficazes em relação aos policristalinos.
Ainda assim, os painéis solares devem ser produzidos por fabricantes de qualidade, como os da SunPower, que são, atualmente, os mais indicados do mercado. No entanto, entre os melhores fabricantes de placas solares também estão JinkoSolar, Trina Solar e Canadian Solar.
Embora possua um alto custo de aquisição, um painel solar de boa qualidade conta com uma eficiência de até 22,5%, oferecendo uma ótima taxa de produção de energia em menor área, sendo ideal para imóveis que possuam problemas de espaço para a instalação do sistema fotovoltaico.
A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 99135-1242 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.