Os irrigadores protegem edifícios e pessoas contra os efeitos do fogo, permitindo evacuação segura e minimizando a interrupção dos processos de negócios.
O desenvolvimento do primeiro sistema de sprinklers foi criado em meados do século passado.
Essa tecnologia surgiu da indústria têxtil americana, que muitas vezes sofreu incêndios devastadores devido ao algodão material altamente inflamável.
Através da instalação de uma rede de tubulação aberta que poderia ser pressurizada manualmente com água em caso de incêndio, vidas e máquinas poderiam ser protegidos efetivamente pela primeira vez.
Ao longo dos anos, uma ampla gama de chuveiros automáticos foi desenvolvida e implementada com sucesso em muitas áreas diferentes.
Onde os Sprinklers podem ser aplicados?Os Sprinklers são usados para proteger grandes áreas, como armazéns, indústrias, edifícios e plantas de produção. Os bocais ou bicos são sensíveis à temperatura e distribuem água pelo espaço, fornecida por uma rede de tubos e bombas poderosas.
Isso permite que um incêndio seja extinto ou controlado em um estágio inicial até que os bombeiros cheguem.
Projeto de chuveiros automáticos (sprinklers)
Para realizar um projeto de chuveiros automáticos (sprinklers) é necessário a contratação de uma empresa especializada como a HELP.
Projetos de chuveiros automáticos são complexos e precisam estar dentro das normas e padrões estabelecidos pelo Corpo de bombeiros. As Instruções técnicas que regulamentam esse tipo de projeto no Brasil são: IT-23/2019 e IT-24/2019.
Em alguns casos, esse sistemas é necessário para a aprovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), porém para CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros) não é necessário a utilização.
Basicamente como funciona o sistema de sprinklers:- Redes de tubulação equipadas com bicos fechados;
- Os bicos / bocais abrem separadamente quando aquecidos pelo fogo ou gases de gripe quente;
- A extinção da água é pulverizada seletivamente na origem do fogo;
- A água também é pulverizada na área circundante e, portanto, evita que o fogo se espalhe;
- Apenas um certo número de irrigadores se abre – a fonte do fogo é trazida sob controle e muitas vezes extinta;
- O efeito de resfriamento da água – extração de grandes quantidades de calor – conversão em vapor.
O que considerar antes da instalação dos Chuveiros automáticos (Sprinklers)
A instalação dos Chuveiros automáticos (Sprinklers) são um elemento essencial em qualquer edifício residencial ou comercial. Eles são úteis quando surtos de fogo ocorrem, pois evitam que se espalhe e cause danos significativos.
No mercado existe com uma ampla gama de tipos de sistema de aspersão de fogo. Abaixo estão alguns fatores a serem considerados ao instalar os sistemas de sprinklers em seu prédio comercial ou residencial.
O tipo de sistemas de irrigação de incêndio (Chuveiros Automáticos)Este é um dos fatores mais importantes a serem considerados antes de instalar sistemas de Sprinklers (aspersão de incêndio) em um local residencial ou comercial. Existem quatro tipos principais de sistemas de aspersão de incêndio no mercado. Eles são:
Aspersores de tubulação molhada, quando instalar esse sistema de sprinklers
Estes são os tipos mais comuns. São ideais para serem instalados edifícios residenciais e comerciais. Com este tipo de irrigador, a água fria é armazenada sob pressão dentro dos tubos. Em seguida, é liberado imediatamente através de cabeças de aspersão. Isso acontece imediatamente quando o nível de temperatura predeterminado é atingido.
Irrigadores de tubulação seca, quando instalar esse sistema de chuveiro automático
Estes levam mais tempo para serem ativados. Eles são ideais para serem instalados em edifícios comerciais como fábricas que são propensos a problemas como congelamento de tubos e rajadas.
Em vez de água, os tubos são preenchidos com gás nitrogênio ou ar pressurizado. Eles estão, no entanto, conectados a um tanque de armazenamento ou ao tanque de água principal. Quando ocorre um incêndio, o ar vaza dos canos, fazendo com que a água do tanque passe pelos canos até as cabeças do aspersor.
Dilúvio, quando instalar esse sistema de sprinklers
Esses tipos de irrigadores de incêndio são ideais para áreas como baias de carregamento de armazéns, onde há chances de danos causados por fogo rápido. Com este tipo de irrigadores de fogo, um bocal é aberto o tempo todo, tornando-o o tipo de ativação mais rápido. Um alarme de incêndio geralmente os aciona. Uma vez ativado, uma válvula de água é liberada, e o irrigador imediatamente se apaga.
Pré-ação, quando instalar esse sistema de chuveiro automático
Este sistema de sprinklers combina os efeitos dos irrigadores de fogo de tubulação molhados e secos. São ideais em lugares propensos a danos causados pela água. Portanto, com este tipo de irrigadores de fogo, a água não é armazenada dentro dos tubos até que o sistema detecte um incêndio.
Quando um incêndio é detectado, a água é imediatamente liberada nos canos e polvilhada através da cabeça. Independentemente disso, o tempo de resposta é extremamente rápido, tornando-o uma opção segura para áreas comerciais.
Ao escolher o tipo certo de aspersor de fogo, você deve considerar o funcionamento, os benefícios e desvantagens de cada tipo.
Você também tem que considerar a área onde você deseja instalar o sistema. Por exemplo, você pode usá-lo em um edifício residencial, um aspersor de fogo molhado seria ideal, e dilúvio seria adequado para áreas comerciais.