fbpx
74 / 100

Nas construções, a impermeabilização de laje é muito importante, pois através dessa técnica é possível proteger superfícies e estruturas dos danos ocasionados por raios solares, incidência de chuva nas áreas expostas e outras danificações causadas em estruturas, mesmo que estas não estejam expostas.

Lajes não impermeabilizadas, com o decorrer do tempo, apresentam trincas, rachaduras, infiltrações, mofo, fungo e umidade, o que diminui sua durabilidade. Dessa maneira, é visível que as lajes de cobertura ou internas precisam ser impermeabilizadas, para que assim evite a desvalorização do imóvel por conta do degaste dos materiais.

Portanto, a impermeabilização de lajes vai proporcionar um conforto térmico na região interna de ambientes e proteger a laje, possibilitando uma maior resistência às variações térmicas.

Como impermeabilizar laje – Técnicas de aplicação para impermeabilização de laje

A laje precisa de impermeabilização flexível para evitar o aparecimento de danos na sua superfície. Tendo em vista que a falta da impermeabilização ou a má aplicação pode danificar a superfície, corroer armaduras e assim comprometer a estrutura.

A impermeabilização deve ser feita através da utilização de manta líquida flexível ou outro impermeabilizante do mesmo tipo, para garantir maior durabilidade.

Mas, antes da impermeabilização, é preciso saber o tipo da laje (com ou sem tráfego) para que se defina um tipo correto de impermeabilizante.

A laje sem tráfego precisa de impermeabilizantes com tons claros e estes devem conter composto orgânico volátil (COV), para estabilizar adequadamente as temperaturas. Já a laje com tráfego precisa ser impermeabilizada com manta asfáltica.

Para a laje intransitável, a aplicação do produto pode ser feita com rolo de pintura, trincha ou vassoura e o tempo de secagem é de no máximo 3 horas.

Cuidados antes da impermeabilização

É necessário a realização do preparo da base e alinhamento do caimento, através do arredondamento das arestas e cantos um mês antes da impermeabilização, garantindo um escoamento correto da água.

Vantagens da impermeabilização da laje

Essa técnica é vantajosa pois contribui com a redução de calor, protege superfícies de goteiras e infiltrações, valorizam o edifício, pois essas áreas podem ser utilizadas como estacionamento ou lazer (sem que haja a preocupação com danos internos). Além disso, aumenta a durabilidade, as lajes irão necessitar de menos manutenção e irão manter temperaturas agradáveis e isolamento acústico maior dentro dos ambientes.

6 passos para impermeabilizar laje com assertividade

  1. Primeiro passo: é necessário realizar limpeza da superfície, deixando-a sem contaminações, cimento, pó ou outras partículas como graxa;
  2. Segundo passo: realizar regularização da superfície, tendo em vista que, se esta estiver disforme, não será eficiente para bloqueio da entrada de líquidos. Além disso, é necessário caimento adequado para o ralo e arredondamento de arestas e cantos com raio de aproximadamente 5cm;
  3. Terceiro passo: aplicação do praimer, que é uma ligação entre a manta e o local que será aplicada (o tempo de secagem varia de acordo com cada fabricante);
  4. Quarto passo: a aplicação deve iniciar pelo ralo e seguir as recomendações dos fabricantes. O maçarico, que derrete a manta, pode ajudar no processo, uma vez que a manta irá se aderir melhor à superfície. Na região dos rodapés, a impermeabilização deve ser ancorada na vertical com no mínimo 30cm de distância do piso, fixa-se a extremidade da manta a 3cm de profundidade;
  5. Quinto passo: após a aplicação, faça um teste de estanqueidade para verificação (duração de 72hrs), conforme recomendado pela NBR9574;
  6. Sexto passo: posteriormente, pode-se executar a argamassa de proteção a base de cimento e assim, o piso deve ser projetado de acordo com o projeto.

Se quiser mais informações, entre em contato com  HELP.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat