fbpx
28 / 100

QUE TIPO DE MÉTODOS DE PROTEÇÃO CONTRA RAIOS PODE SER USADO PARA HUMANOS E ESTRUTURAS?

Proteção máxima contra os efeitos negativos dos raios

       Os principais princípios essenciais da proteção contra descargas atmosféricas consistem na formação de um ou mais pontos de atração preferenciais para descargas elétricas diretas, graças ao uso de itens de baixa impedância e condutores complementares. Posteriormente, essas peças conduzem e transferem as altas correntes de raios para o solo da maneira mais segura. Um sistema tão coerente permite que o raio seja preso e transferido, proporcionando proteção máxima à estrutura e aos seres humanos.

Em poucas palavras, podem ser listados quatro tipos de sistemas de proteção / prevenção contra raios para proteger estruturas e seres humanos contra raios:

1. Varas convencionais de Franklin,

2. Condutores de método com malha,

3. Método da gaiola de Faraday,

4. Terminais aéreos do tipo de emissão de streamer

1. Franklin Rods convencionais       

franklin

       Os primeiros sistemas conhecidos de proteção contra raios nos meios modernos foram originalmente inventados pelo presidente Benjamin Franklin em 1753. Esse tipo de protetor contra raios era constituído por uma haste de cobre cônico de 6 metros de altura, que cobria a estrutura para ser protegida e as hastes eram conectadas a elas. dois condutores separados e dois sistemas de aterramento também.

       Para o raio de proteção desse tipo de haste de proteção contra raios, o raio era muito atingido até 30 metros em meios de raio. Obviamente, só pode ser usado para proteger pequenas áreas ou zonas estruturais, como residências, chaminés, tanques de água, torres de vigia, mastros de ar e jardins.

2. Condutores de método com malha

       A proteção contra raios do tipo método de malha, originalmente orientada a partir das instalações da gaiola de Faraday, consiste apenas de alguns condutores de malha que dominam a cobertura dos telhados e paredes laterais das estruturas, enquanto os pára-raios convencionais apenas localizam alguns pontos específicos em seu sistema de barras para proteção. 

       Em ação, os condutores de ar com malha são colocados ao redor da borda e dos lados do telhado e nos pontos mais altos. Essa rede de condutores é seguida por um perímetro externo no chão. O tamanho da malha pode ser selecionado entre 4 e 16 metros, de acordo com os tipos de proteção necessários para o edifício.

      As partes superiores dos condutores descendentes são conectadas às paredes e, posteriormente, dimensionadas às partes em malha dos telhados e, finalmente, aos sistemas de aterramento inferiores, para aterramento seguro da eletricidade.

3. Método de Faraday Cage

       Em relação a esse método, a estrutura mencionada para ser protegido pelo método de instalação da gaiola de Faraday, primeiramente seria coberto por condutores ligados na técnica do método de malha. Assim, pode-se encontrar uma maneira contínua e constante de condutor ligado das peças localizadas na parte superior da estrutura, incluindo os materiais de aterramento, até a unidade de broca. Essa gaiola instalada obtém muitos atratores (pára-raios) criados por condutores concluídos por conexões de eixo no eixo X, e devem ser conectados ao seguinte sistema de aterramento. Todas as peças metálicas no telhado ou na área superior conectadas ao aterramento, sejam de propósito ou não, devem ser conectadas a este sistema condutor. Se os valores de altura das partes da estrutura / edifício diferirem significativamente entre si, a unidade atrator / condutor mais baixa deve ser conectada aos condutores descendentes das partes mais altas, além de suas próprias peças do condutor descendente. Ele permite que o sistema de proteção contra raios atraia e conduza os raios ao solo com segurança.

4. Terminais aéreos do tipo de emissão de serpentina

       O princípio básico de um terminal aéreo de raios do tipo ESE (Early Streamer Emission) pode ser definido como para proteger uma área específica localizada em um valor de raio específico (normalmente de 10 a 107 metros), gerando ondas ion artificiais graças a seus dispositivos de geração de íons , para aumentar a possibilidade de atração do relâmpago por esses ambientes com alto potencial de eletricidade, mais cedo do que outros tipos de sistemas de proteção contra raios. A capacidade de transmissão antecipada de um ESE padrão pode ser medida com o valor DeltaT ( ΔT) . No Padrão ESE da NFC 17-102 / 2011, os valores DeltaT projetados dos ESEs são declarados de 10 a 60 microssegundos. Valores mais baixos e mais altos não podem ser assumidos e avaliados como ESE de nenhuma maneira. Para obter mais informações sobre a lógica de proteção contra descargas atmosféricas do ESE.

       As ESEs desempenham suas funções em uma área específica determinada pelo seu valor DeltaT, em vez de proteger apenas um edifício ou uma estrutura. Esses tipos de terminais de descargas atmosféricas podem ser assumidos como tipos mais tecnológicos e modernos do que os tipos convencionais. Eles podem ser testados manualmente ou remotamente, graças às suas oportunidades de teste remoto.

Precisa de um Para-Raio em sua residência ou edifício? Entre em contato agora com a HELP que iremos te ajudar da melhor forma possível.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat