fbpx
77 / 100

Para evitar que acidentes ocorram, causando danos ao patrimônio e principalmente à vida das pessoas, as edificações devem seguir normas técnicas. E quando se trata das instalações de gás natural ou GLP, é preciso seguir à risca as normas de segurança e proteção contra incêndio.

Normas técnicas

Quando se trata de gás, estamos falando de algo que se for mal instalado ou der qualquer problema, pode resultar em uma explosão séria com risco à segurança dos moradores.

Sendo assim, tanto para gás natural, como para o GLP, é necessário respeitar as normas técnicas de segurança referentes à instalação de redes internas de gás. Nesse aspecto estão incluídos os materiais a serem utilizados, a adequação dos ambientes e, por último, a verificação do local para a instalação dos aparelhos de gás.

Para saber se algo está errado, preste atenção ao cheiro no ambiente. Sentiu cheiro de gás? Corra imediatamente para fechar o registro mais próximo do local. Saiba que a fonte de vazamento pode ser tanto o registro dos aparelhos como o registro geral da residência ou do edifício.
Registro fechado, é hora de acionar um técnico especializado para verificar a origem do vazamento e consertar o problema.

Uso do botijão: principais cuidados

Ao contrário do que muita gente pensa, ainda existem muitas construções antigas que fazem uso do botijão de gás interno. Por isso, o cuidado começa na hora da compra do produto.

Adquira o botijão de revendedores autorizados e com certificação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na hora da instalação, verifique se o técnico é credenciado e se atua em uma empresa qualificada. Solicite a nota fiscal, porque apenas ela lhe dá o direito de solicitar assistência técnica, caso necessário.

Gás natural ou GLP

Fogões e aquecedores de passagem, por exemplo, devem ser instalados com válvula de bloqueio manual e tubo flexível apropriado. Significa então que estes produtos devem seguir as normas brasileiras e estar dentro do período de validade. Aliás, este último é um cuidado básico com todos os produtos da linha gás interna ou externa.
Além disso, a válvula de bloqueio deve estar acessível para fechamento em caso de vazamentos e emergências.

Cuidados com os ambientes

Não é apenas aos produtos e à instalação que precisamos estar atentos, mas sim, aos ambientes onde são colocados os aparelhos a gás natural ou GLP.

No processo de queima, o gás consome oxigênio e libera gases, como o gás carbônico. Por isso, é importante que os ambientes disponham de ventilação e que haja acesso fácil para as aberturas, como janelas e portas, por exemplo.

No caso dos aquecedores de água, é preciso instalar uma chaminé para a condução de gases resultantes da combustão ao ambiente externo. A chaminé deve ter um terminal tipo T ou tipo Chapéu Chinês, evitando assim o retorno de resíduos da queima ao interior do ambiente por meio do vento.

Sempre que possível opte por aquecedores com sistema de exaustão forçada.

Nas atividades de manuseio de gás GLP e instalação e/ou manutenção da central de GLP, as mesmas devem atender a procedimentos e recomendações de segurança.

No caso de vazamento devem ser realizados os seguintes procedimentos:

  1. Todas as válvulas devem ser fechadas;
  2. Interruptores ou disjuntores elétricos não devem ser ligados ou desligados;
  3. Não fumar nem provocar qualquer chama;
  4. Não permitir a circulação de pessoas;
  5. Contatar imediatamente o distribuidor ou empresa prestadora de serviço de manutenção.

Invista em produtos de qualidade e procure empresas especializadas

A instalação dos produtos LINHA GÁS, tanto para ramais internos como externos, é de grande importância para evitar acidentes e manter sua obra segura.

Para evitar problemas, o recomendável é fazer a manutenção preventiva anual, com suporte de empresas especializadas. Além disso, é necessário que haja uma vistoria na rede de gás do condomínio e nos aparelhos a gás. Qualquer irregularidade será detectada, evitando assim que ocorram acidentes.

Toda a rede de condução de gás sofre desgaste devido ao uso. Por isso, podem ocorrer problemas que exigem manutenção, como vazamentos e mau funcionamento. Deve-se solicitar inspeção técnica sempre que observamos um destes problemas na rede de gás.

Periodicamente as normas técnicas de segurança e de materiais são revisadas, sendo necessário adequar as instalações às novas regras. Sempre que houver manutenção, estas devem ser avaliadas e os componentes que estejam em desacordo com as normas ou com a validade vencida, substituídos.

Em períodos de no máximo dois anos é necessário aferir a conformidade das instalações com normas técnicas e legislação. Estas inspeções deverão ser feitas por empresas e profissionais habilitados que emitirão laudo técnico de inspeção, apontando as soluções necessárias.

Nas inspeções deverão ser verificados:

 
  1. A estanqueidade da rede (teste de estanqueidade);
  2. O estado da tubulação de condução do gás;
  3. A validade e funcionamento dos equipamentos instalados;
  4. Dispositivos de segurança e adequação quanto às normas vigentes.

O laudo de inspeção deve ser acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro responsável pela inspeção.

Caso o laudo de inspeção aponte problemas nas instalações, deverão ser providenciados reparos e adequações imediatamente.

Após a conclusão dos serviços, deve-se solicitar da empresa responsável o laudo de conformidade das instalações com as normas vigentes e fornecimento da ART dos serviços executados.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat