Saiba um pouco mais sobre os procedimentos de segurança que são indispensáveis para o combate a incêndios e primeiros socorros.
Toda edificação está sujeita a sofrer acidentes com fogo, sendo assim, é muito importante ter medidas de prevenção a esses desastres. É necessário que as pessoas tenham conhecimento de quais procedimentos de segurança são ideais para o combate a incêndio e os primeiros socorros.
Procedimentos de segurança
Um pequeno descuido com fogo pode tomar proporções muito grandes, causando danos irreversíveis, como perdas materiais e físicas. Em razão disso, é muito importe conhecer os procedimentos de segurança que visam o combate a incêndios e primeiros socorros.
Muitos acabam não levando em consideração as medidas de segurança, que tem como intuito garantir a proteção contra esse tipo de acidente. Saídas, sinalização e iluminação de emergência e de segurança são alguns exemplos.
É indispensável que todas edificações tenham um Plano de Prevenção e Proteção contra incêndios. Esse plano deve ser elaborado por profissionais preparados e seguir as especificações do Corpo de Bombeiros de cada estado.
Como agir
Um incêndio pode ser iniciado de varias formas, como falhas na rede elétrica, superaquecimento de equipamentos eletrônicos ou até mesmo, a negligência humana.
Quando o fogo toma grandes proporções, é necessário combatê-lo e a primeira ação necessária é ir para um lugar seguro e chamar o Corpo de Bombeiros. Enquanto a corporação não chega, outras medidas são importantes, como:
- em caso de muito fumaça, agachar-se próximo ao solo e tente sair do ambiente o quanto antes;
- use um pano molhado no nariz para reduzir a inalação de fumaça, esse procedimento é indicado exclusivamente para fugas rápidas;
- ajude as demais pessoas a deixarem o local, se tiver condições;
- procure as saídas de emergência que devem estar sinalizadas;
- tentar manter a calma e evitar gritos;
- mantenha-se vestido;
Vale lembrar que não é recomendado:
- voltar para buscar objetos materiais.
- subir, sempre busque a saída de emergência mais próxima em direção a rua;
- nunca retorne para dentro do ambiente, deixe que um profissional faça isso por você.
Outra dica importante é: quando sua residência estiver vazia, procure manter as janelas e portas internas fechadas, em um princípio de incêndio a porta fechada ajuda a manter o fogo isolado.
Equipamentos de combate ao fogo: ajuda eficaz
Esses itens agem como combatentes às chamas, mas, em muitos casos, também servem para prevenir que um incêndio se inicie. Caso ele ocorra, ajudam a controlar sua propagação até a chegada dos bombeiros. Portanto, é necessário tê-los em sua edificação ― e, às vezes, até é obrigatório, dependendo da recomendação de cada estado.
É o caso dos extintores. Um dispositivo que contém, em seu interior, um agente que elimina as chamas. No mercado, existem várias opções, cada uma recomendada para um tipo específico de incêndio.
Também, outra medida de prevenção e combate a incêndio é contar com sistemas preventivos fixos. Estes são instalados nas edificações. Um dos sistemas que damos destaque é o de chuveiros automáticos. São compostos por sprinklers e são muito eficazes para garantir a segurança em edificação. Inclusive, são eles que atuam no combate às chamas enquanto o Corpo de Bombeiros se dirige ao local do acidente.
Primeiros socorros
Em um acidente, os primeiros socorros são imprescindíveis para as vítimas. Mesmo que seja uma pessoa leiga na área da saúde, todos tem o dever de ajudar quem se encontra em perigo, nem que seja chamando os socorristas.
Em caso de incêndio, as primeiras medidas são as já mencionadas: manter a calma, procurar a saída de emergência, chamar os bombeiros. Ainda, é indicado quando possível fazer sem risco pessoal, realizar a retirada da vítima do local e levá-la para local seguro. Também não é indicado oferecer líquidos a vítima sem autorização dos socorristas.
Caso você tenha conhecimento de como efetuar pequenos socorros, verifique se a vítima está respirando normalmente. Caso não esteja, faça a respiração boca a boca. Após a pessoa voltar a respirar, máscaras de oxigênio devem ser utilizadas. Caso o coração não esteja batendo, a massagem cardíaca deverá ser feita, pra realizar este procedimento a vítima deve estar deitada, com a barriga para cima para que os procedimentos sejam realizados.
As dicas acima são apenas indicativas, para realizar os procedimentos de primeiros socorros, a pessoa deve ter o treinamento adequado. Não recomendamos realizar quaisquer procedimentos sem o devido conhecimento para isso. Todos os demais procedimentos devem ser realizados por profissionais do Corpo de Bombeiros e socorristas.
A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 99135-1242 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.