O que é SPDA?
Ele é utilizado para proteger prédios, tanques, pessoas, entre outros, contra descargas atmosféricas. Ele direciona e dissipa descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra, evitando danos em construções e/ou pessoas oriundos dessas descargas.
O sistema, embora possa nem sempre ser 100% eficiente, reduz consideravelmente esses riscos.
O SPDA é composto por um subsistema de captação, subsistema de aterramento, subsistemas de descidas, subsistema de equipotencialização e definições de distâncias de segurança. Sendo o subsistema de captação responsável por interceptar descargas atmosféricas. Já o subsistema de descidas conduz a corrente da descarga até o subsistema de aterramento que, escoa a corrente da descarga na terra.
Para que serve o SPDA?
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Brasil é país com maior incidência de raios no mundo. Aproximadamente 50 milhões caem em solo tupiniquim todos os anos, o que torna o SPDA extremamente importante.
Quais os componentes e os tipos de SPDA?
A norma de instalação do sistema é regulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da NBR5419.
Atualmente existem 3 métodos de dimensionamento:
Quando é obrigatório o SPDA?
Depende das normas de cada local. Para verificar se é necessário ou não, consulta-se a legislação pertinente, incluindo a ABNT NBR 5419/2015 e as normas estaduais, tal como a do corpo de bombeiro. Através dos dados da edificação, pode-se averiguar a necessidade do SPDA e posteriormente definir qual tipo é melhor para o local (já o dimensionamento fica a cargo de um profissional habilitado).
Por que pagar por um projeto de Para-Raios?
No Brasil ocorrem muitas descargas atmosféricas, na cidade Porto Real localizada no Rio de Janeiro, tem a maior incidência de raios por metro quadrado no país. Mesmo que a chance de você ser atingido por um raio seja de 1 em 600 mil, os raios matam em média 120 pessoas por ano no Brasil.
Além deste impacto, há o prejuízo material, tendo em vista que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra que cada raio custa ao Brasil, mais de 25 reais em equipamentos queimados que precisam ser substituídos.
Consultoria em SPDA – Fale Conosco que iremos te ajudar da melhor forma possível